sexta-feira, 29 de março de 2013

Rocambole de Doce de LEITE, doce deleite...

Doce de leite é muito bom, né? Ainda mais quando eu descubro um doce de leite que é para comer de joelhos. Só tem uma desvantagem... é argentino e não sei se encontramos aqui no Brasil.



Primeira parte da história:

A história com este mocinho foi assim. O meu marido foi viajar a trabalho para Buenos Aires. Pergunta clássica:

- O que você quer que eu traga de lá? Maquiagem?
- Hum, não. Vá até uma loja Havana e compre um pote de doce de leite, por favor.
- Mas temos Havana aqui no Brasil.
- Sim, eu sei, mas acho que lá deve ser melhor e mais barato.
- Tá bom!

Lá foi ele para Buenos Aires. Junto com ele foram outras pessoas do escritório e uma destas pessoas é um senhor muito fofo que viveu em Buenos Aires. Aí, "maridon" falou com este senhor que precisava passar em uma loja Havana para comprar doce de leite. Suponho que a conversa tenha sido algo muito próximo a este diálogo:

- Doce de leite Havana?
- Sim, a Margarete pediu. Disse que é bom.
- Bom??? Vou te mostrar o que é doce de leite bom. Vamos a um supermercado.

E assim o doce de leite La Salamandra foi apresentado a nossa família com toda a pompa.





Consistência : doce de leite cremoso, cheiroso que lembra a baunilha, não tem gosto açucarado e espalha que é uma coisa de louco.


Abri o pote para experimentar e ele ficou na geladeira. Fiquei com medo de estragar e perder este doce tão bom. O que fazer com doce de leite?? Hum, sei não!!!

Segunda parte da história:

Fiquei muito mal de gripe. Tive febre, fiquei rouca e tudo mais. A febre me derrubou. Dois dias inteiros jogada no sofá. Não conseguia nem ir para a cozinha fazer qualquer coisa. Realmente, isto é uma coisa inusitada. Não entrar na cozinha. No sofá de casa passam programas infantis. Desenhos e mais desenhos. Um torpor toma conta do meu corpo. Não consigo assistir a TV. Em um momento de tregua, a tv vai para o canal GNT, Cozinha Prática, Rita Lobo. Rita Lobo? Ah, ela tem programa na tv? Ela dava alguma receita que me chamou a atenção (não lembro o que era!), o programa estava no meio. Lembro somente da seguinte frase: veja a receita completa no site do GNT: http://gnt.globo.com/cozinha-pratica/

Fuçando no site do GNT achei esta receita de rocambole de doce de leite. Perfeito. É nele que vou usar o doce de leite argentino.

Depois de dois dias mal, fui para a cozinha e fiz o rocambole, substituindo a lata de leite condensado pelo meu tesouro guardado na geladeira. Resultado? Mais que perfeito.

Segue o link para a receita. O rocambole é um pão-de-ló. Não vai fermento porque o que faz crescer são as claras batidas em neve. O recheio pode ser substituído por goiabada derretida com uma colher de água, uma ganache de chocolate, doce de abóbora e o que mais você achar bom.


Sobremesa rápida e que impressiona os convidados. 

Algumas observações pessoais:
1) Use colheres padrão para a receita;
2) Use ovos em temperatura ambiente. As claras triplicam de volume quando estão em temperatura ambiente mais rapidamente;
3) Eu fiz em uma forma super baixa de bolo de rolo, mas untei com manteiga e coloquei papel manteiga também untado e enfarinhado;
4) Desenforme o pão-de-ló ainda quente no pano de prato úmido;
5) Enrole o pão-de-ló quente para que ele não quebre.

Um comentário:

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...