sexta-feira, 8 de março de 2013

Bolo de Chocolate para não entrar no desespero

Não, a minha ideia não era preparar um bolo de chocolate. A minha ideia inicial era usar 150 gramas de chocolate ao leite para testar um ovo de páscoa para presentear as professoas da Sofia. Mas, como vocês podem constatar o ovo transformou-se no bolo. Senta que lá vem história...Estava derretendo o chocolate no microondas e fui pegar o termômetro para checar a temperatura do chocolate. Afinal, para fazer chocolate é necessário usar o termômetro para fazer a temperagem. Liguei, uma, duas, três vezes e nada do visor aparecer. Ontem mesmo eu tinha usado o bandido para medir a temperatura de um creme base (creme anglaise) para o sorvete e tinha funcionado... Tira e põe a bateria. Eu tenho certeza que não é bateria porque eu a troquei faz aproximadamente uns 20 dias. Que raiva!!! Desde que cheguei de viagem e finalmente me assentei estou com problemas nos itens eletrônicos. Perdi a balança de cozinha porque a pilha vazou e não consigo ligar mais, o mouse sem fio também está surtado. A pilha também vazou e perdemos a conectividade. Agora mais um para a minha lista, o meu querido termômetro. O que fazer com 150 gramas de chocolate parcialmente derretido?




Começa a busca por uma receita apropriada. Contas rápidas. Tenho 4 ovos na geladeira. Uma receita com 4 ovos. Precisa usar 150 gramas chocolate, não menos que isto. Brownie? Bolo? Começo uma corrida nos meus livros. Eis que encontro esta receita super fácil de bolo de chocolate de 1 tigela. Tive que adaptar para as minhas necessidades. Não era chocolate meio amargo, vamos usar ao ao leite, afinal, não quero desperdiçar chocolate belga :(. Não tinha bicarbonato de sódio, tá, vamos no velho fermento e assim ele saiu. O bolo tem uma textura extremamente macia e úmida. É um bolo de chocolate bem denso.

Já adianto, a receita é super prática, você nem precisa de batedeira. A receita e a cobertura vieram deste livro.

Bolo de Chocolate
Ligeiramente adaptada como falei acima

Ingredientes:

150 gramas de chocolate ao leite, picado
150 gramas de manteiga gelada em cubos
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de baunilha
2 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de (chá) de fermento em pó
1/4 colher de (chá) de sal
1 1/2 xícara de água fervente

Modo de Fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180°.
2) Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira média. Usei uma forma grande de furo central.
3) Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela grande que possa ir ao micro-ondas por 1 ou 2 minutos até derreter. Pode ser feito no banho-maria também.
4) Após a mistura estar derretida, coloque o açúcar, os ovos, uma a um mexendo bem a cada adição. Coloque também a baunilha. Misture bem.
5) Aos poucos, incorpore a farinha de trigo peneirada, o fermento e o sal.
6) Coloque a água fervente aos poucos, até obter uma mistura homogênea.
7) Coloque na fôrma e asse por 35, 40 minutos até que o bolo esteja crescido. Na dúvida, faça o teste do palito.
8) Retire do forno e aguarde até o bolo amornar. Desenforme e coloque em um prato raso.
9) Caso queira, cubra com a sua cobertura favorita ou a que eu usei.

Cobertura de Chocolate
Fiz uma receita inteira, mas ficou muito exagerado. Acho que o ideal seria meia receita.
Detalhe, a cobertura foi feita pela Sofs.


Ingredientes:


1/2 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcar
50 g de manteiga
1 pitada de sal

Modo de fazer:

1) Em uma panela, aqueça o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga e a pitada de sal. Mexa até dissolver.
2) Retire do fogo e deixe amornar antes de aplicar no bolo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...