quarta-feira, 20 de março de 2013

Bolo de limão campeão

Eu adoro limão siciliano. Infelizmente aqui no Brasil o preço é exorbitante (Se eu não estiver enganada paguei por 6 limões no Ceasa - R$10,00 !!!). Tenho vontade de chorar porque lá em Portugal este limão era baratíssimo e você encontrava em qualquer lugar. Acho o limão siciliano cheiroso, perfumado e não acho que ele seja tão ácido. O meu pai teve uma casa no interior de São Paulo e no fundo da casa ele tinha feito uma pequena horta e algumas árvores frutíferas. Enchi tanto o saco a paciência dele, que ele plantou limão siciliano. Era uma coisa linda!!! Dava cada limão gigante. Sinto muitas saudades desta casa. Ele acabou vendendo. C'est la vie...




Tem um bolo de limão que eu faço com sementes de papoula. Eu não encontro mais papoula no Brasil. As que tenho aqui em casa trouxe de Portugal. O Odair acha que este é o melhor bolo que faço. Não acho assimmmmm... É um bolo bom, mas acho que este que preparei é bemmm melhor.

Antes de falar do livro que esta receita veio, eu fiz uma promessa a mim mesma.. Vou tentar fazer sempre uma receita de cada um dos livros do meu acervo. Assim também é uma forma de eu variar os livros e trazer uma receita diferente. Este bolo veio deste livro, que é uma lojinha super transada em Londres. Quando fomos para Londres, fui conhecer esta loja. O visual do doce é MARAVILHOSO, mas infelizmente não nos agradou. Tem tanta cobertura doce nos cupcakes que é muito enjoativo. Vale a pena a visita, para conhecer. Acredito que tenha a mesma pegada da Magnolia Bakery nos Estados Unidos, sendo que esta eu ainda não conheço.

Bem, chega de blá,blá, blá.. e vamos para a receita do bolo de limão que na minha concepção é campeão. Bolo Úmido, cheiroso e macio na medida... Só tenho um ponto, achei muito doce, da próxima vez eu reduzo a quantidade de açúcar.

Bolo de Limão
xícara medidora de 240ml

320 gramas de açúcar refinado
3 ovos
raspas de 2 limões
350 gramas de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de leite
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (usei as minhas sementes secas que comprei no Borough Market)
200 gramas de manteiga derretida



Calda de Limão

suco e raspas de 1 limão (coei o suco)
50 gramas de açúcar
100 ml de água

- Fôrma de bolo inglês de 23x13 untada e enfarinhada

Modo de Fazer

1) Pré-aqueça o forno a 170°

2) Coloque o açúcar, os ovos e as raspas dos limões na batedeira. Bata até que a mistura esteja bem homogênea.
3) Peneire a farinha, o fermento em pó e o sal em uma tigela. Combine o leite e o extrato de baunilha em uma outra tigela. 
4) Adicione 1/3 da mistura de farinha na mistura dos ovos e incorpore bem, então verta 1/3 da mistura de leite nesta mistura da batedeira. Repita este processo duas vezes mais até que tudo tenha sido adicionado. Ponha a batedeira em uma velocidade alta e bata até que a mistura esteja esbranquiçada e leve.
5) Diminua a velocidade da batedeira e coloque a manteiga derretida e bata até que esteja incorporado.
6) Coloque esta mistura na forma preparada e asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 1hora e 15 minutos, ou até que esteja dourado. Se estiver em dúvida faça o teste do palito.

*Obs: A forma que usei era um pouquinho menor do que o livro sugere. Quando coloquei a massa, ela quase completou a fôrma. Para não fazer estragos no forno, coloquei uma assadeira embaixo para evitar que o bolo queimasse no assoalho do forno. Dá um bolo bem grande.

Modo de Fazer a calda de limão

Enquanto o bolo está assando, ponha o suco de limão e as raspas, o açúcar e a água em uma panela pequena e leve ao fogo baixo até ferver. Aumente o fogo e deixe que reduza pela metade, ou até atingir uma consistência de calda.
Quando o bolo quente sair do forno, coloque em uma grade na pia e coloque a calda em cima do bolo. O excesso de calda escorrerá dos lados e cairá na pia. Deixe com que o bolo esfrie um pouco na fôrma antes de retirá-lo para que esfrie completamente em um prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...