quarta-feira, 13 de março de 2013

Bolo Zebra de Matchá

Antes de eu começar a história do matchá, deixem-me esclarecer alguns pontos. Eu NÃO publico no blog (i) as receitas que eu fiz e que não deram certo, (ii) que ninguém gostou ou que (iii) NÃO fotografei.

Explicações:

(i) Se eu fiz e não deram certo para mim, ou eu posso ter errado algum passo, ou ter feito algo errado. Vale uma 2a.tentativa. Se na 2a.tentativa ainda não deu certo, eu não publico MESMO. Já basta eu ter gasto dinheiro com a matéria-prima.
(ii) Todas as receitas, são provadas por mim, pelo meu marido e pela minha filha. A grande maioria das vezes as receitas são levadas para o trabalho do meu marido e as pessoas que trabalham com ele também provam. Muitas vezes eu não gosto da receita, mas a grande maioria das pessoas gostam, então, estas sim, são publicadas. Se a receita não deu IBOPE, elas não vem para cá.
(iii) Tento fotografar TUDO que preparo, ainda se for com a câmera do meu celular. Se eu não fotografei, faço novamente e fotografo para vir para cá. Nenhuma receita que é apresentada aqui foi copiada/colada de algum site na internet. TODAS as fotos são de minha autoria.

Com estes pontos explicados, vamos à lenda do Matchá.

Eu vi uma receita de sorvete de matchá. Matchá ou chá verde é um chá muito comum e difundido na culinária japonesa. Hoje vemos muitas dietas a base deste chá e é amplamente comercializado em grandes supermercados. O pó de matchá que foi usado neste bolo, não é o de saquinho. É um pó super fino, vendido exclusivamente para o chá. Aqui mora a lenda. Eu estava certa que iria achar o pó de matchá no bairro da Liberdade em São Paulo. Lá fui eu em um domingo procurar nas lojas da Liberdade. Rodei as duas lojas maiores e não achei, pasmem, muitos vendedores nem sabiam que existia o pó fino (!). Sou teimosa, já disse isso??? Acabei achando em uma loja menor. Mas, surpresa!!! O pacote que comprei de 300 gramas foi ABSURDAMENTE caro. Bem, já tinha colocado na minha cabeça que ia fazer o tal do sorvete, então comprei. Agora estou igual a uma louca correndo atrás de receitas com matchá para amortizar o meu investimento. Esta foi a primeira, logo, logo, ponho as outras que virão.



Olhem, este é o pacote de 300gramas do danadinho.





Eu já tinha feito este bolo com chocolate em pó e ficou bem gostoso, esta é a versão da minha zebra verde.

Receita fácil, suja só uma tigela de batedeira e uma tigela para peneirar a farinha de trigo e fermento
Fonte: Tirei de algum blog da internet e não marquei o endereço, se alguém ver alguma receita por aí, me avisem que faço os devidos créditos

Ingredientes:
Xícara medidora de 240ml

4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de óleo de milho ou girassol (nesta receita usei 1/2 xícara)
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 1/2 colheres (sopa) cacau em pó ou 1 1/2 colher (sopa) de matchá
açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)



Modo de fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180°.
2) Unte uma fôrma redonda de 20cm.de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga e unte o fundo com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
3) Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar levemente claro e cremoso.
4) Adicione o leite, o óleo e a baunilha.
5) Em um recipiente médio misture a farinha de trigo com o fermento em pó.
6) Com a batedeira desligada, incorpore a farinha de trigo e o fermento com o auxílio de um fouet.
7) Separe cerca de metade da massa e coloque em uma tigela média. Inclua o cacau em pó OU o matchá, conforme foi sua opção. Misture até incorporar bem.
9) Se preferir faça com um saco de confeitar, fica mais fácil. Com o auxílio de uma colher, vá colocando cerca de 3 colheres de sopa da massa branca no centro da assadeira. Deixe espalhar. Agora coloque a mesma quantidade da massa com chocolate OU matchá no centro da massa branca. Deixe espalhar. Vá intercalando a massa branca e a massa de chocolate ou matchá, deixando que as massas espalhem naturalmente. Vá procedendo desta maneira até as massas terminarem.




10) Assim que terminou, dê algumas batidas na fôrma para que saiam as bolhinhas de ar.
11) Asse por cerca de 40 minutos, ou até um palito de dentes inserido no centro do bolo saia limpo.
12) Ao retirar do forno, deixe que o bolo esfrie na assadeira por uns 15 minutos. Só então desenforme o bolo. Não esqueça de remover o papel manteiga.
13) Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Tempos:
Para os ovos ficarem em temperatura ambiente: 30 minutos
Para preparar a massa + colocar com a  ajuda do saco de confeitar: 20 minutos
Para assar: 40 minutos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...