quarta-feira, 27 de março de 2013

Sorbet de Manga para os dias quentes

Eu já expliquei aqui a minha repulsa por sorvetes, gelados e afins. Felizmente as coisas começaram a mudar. Saiu uma série de sorvetes caseiros aqui em casa. Chocolate, ganache de chocolate, gianduia, creme, flocos - só para constar - foram sorvetes "normais"- sem muitas variações, porque o povo aqui é exigente! :D. A Sofia não toma outro chocolate se não for o de flocos, o Odair por sua vez começou a apreciar outros sorvetes que não fossem de creme. Então as variações ficam para o meu paladar. É difícil agradar a todos.

O sorbet veio porque tinha umas mangas muito maduras aqui em casa. Acho que os melhores sorbets são preparados quando a fruta está na estação e está bem madura, caso contrário não realça o sabor. Serei franca, muito franca, o cheiro e o sabor deste sorbet me surpreenderam. Ficou com um sabor tão especial, tão ressaltado que todos aprovaram em unanimidade. A cor também é impressionante!



Parte técnica: Qual é a diferença entre um sorvete e um sorbet?  O sorvete contem gordura (leite, creme de leite, creme azedo) enquanto o sorbet é feito com a fruta em purê, água, limão, açúcar e muitas vezes álcool e NÃO leva gordura. Neste livro, o autor ensina o porquê de usarmos cada um dos ingredientes nas receitas, por exemplo: o álcool ajuda o sorvete a não congelar e ficar extremamente duro e dá sabor, muito álcool vai transformar o seu sorvete/sorbet em algo molenga, difícil de tirar uma bola. Por outro lado, se você quiser omitir, poderá, pois a Sofia iria experimentar também. 


Se eu não tiver uma máquina de sorvete, posso fazer o sorbet? Sim, pode! Basta fazer a mistura, colocar no freezer, quando começar a ficar duro, bater na batedeira e colocar novamente no freezer. Novamente, quando começar a endurecer, fazer o mesmo processo com a batedeira. Acredito que duas vezes é suficiente para você ter um sorbet cremoso.

A receita é super simples e não vai nenhum ingrediente que você tenha que se deslocar até um mercado  em terras distantes. Você tem tudo em casa, quer conferir???

Sorbet de Manga
Retirado deste livro
xícara medidora de 240ml

2 mangas grandes, maduras (1kg) - usei manga Palmer
2/3 xícara de açúcar (130 gramas)
2/3 xícara de água (160 ml)
4 colheres de chá de suco de limão (ou mais se você preferir) - eu coei o suco e adicionei mais no meu preparo.
1 colher de sopa de rum (ou mais se você preferir) - omiti como expliquei acima
1 pitada de sal

Modo de Fazer:

1) Descasque as mangas. Corte em pedaços, retirando o caroço.  
2) Coloque os pedaços de manga em um liquidificador juntamente com o açúcar, água, suco de limão, rum e sal.
3) Esprema o suco do caroço da manga para obter todo o sabor da fruta.
4) Bata no liquidificador até obter uma mistura cremosa.
5) Experimente e adicione mais suco de limão ou rum se preferir.
6) Coloque a mistura na geladeira e deixe gelar bem. Fiz pela manhã e coloquei na máquina de sorvetes no final da tarde.
7) Coloque a mistura na máquina de sorvetes e bata conforme as instruções do fabricante. Em média de 25 minutos.

Tempo de Preparo:
1) Cortar as mangas e preparar o purê: 15 minutos
2) Gelar a manga: 8 horas
3) Colocar na máquina de sorvetes: 25 minutos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...