segunda-feira, 4 de março de 2013

Um dia no Cozinha Amiga

Eu sempre gostei de programas de culinária, chega a ser irritante o quanto eu fico assistindo. É claro que tem uns que eu gosto mais e outros que eu gosto menos. Acho que isto começou quando eu era pequena. Na época em que o programa Mulheres era apresentado pela Ione Borges e Claudete Troiano, algumas receitas saiam no Jornal Gazeta do Ipiranga às sextas-feiras, lá ia eu atrás das receitas, afinal, não tinha Internet. Eu curto mesmo! Agora que estou em casa, quando consigo, assisto vários programas durante o dia, ou pelo menos, os pedaços onde sei que vai ter alguém ensinando algo.  

Eu tinha assistido alguns programas do Cozinha Amiga e vi a chamada para o envio das receitas. Eu nunca conseguia pegar o endereço para enviar a receita. Teve um dia que consegui e sentei no computador e enviei duas receitas que já tinham sido publicadas no nosso antigo blog "Toda Maria". Eram receitas relativamente fáceis e rápidas. Mandei juntamente com as fotos que eu já tinha tirado. Sinceramente? Eu achei que nunca ia ser chamada. Desencanei. Esqueci. Apaguei do meu cérebro, de verdade!

Na terça-feira estava mega irritada. Tinha ido tirar sangue e estava super cansada e com uma dor-de-cabeça infernal. Cheguei do Laboratório e vim para o computador para ver alguma coisa. Abri meu email e lá tinha uma resposta da produção do programa. Surtei!!! Saí gritando pela casa feito uma louca. Liguei para o Odair e ele não entendia nada de tanto que eu estava nervosa. Expliquei o que estava acontecendo. Reunião marcada com a produção e lá fui eu conversar com a Glaucia, diretora do programa e com a equipe. Eu tremia. Não me lembro de ter feito tantas respirações do Yoga em um só momento. Ela explicou a duração do programa, como era a cozinha de apoio e o que eu teria que levar. Conheci o Thyrso que apresentaria o programa comigo na sexta-feira. Nervoso em pessoa!



Fiz várias receitas entre a terça-feira e a sexta-feira, certificando-me que não teria nenhuma hipótese de dar erro. Tem coisa mais frustrante do que você assistir a um programa, ficar com água na boca e pôr as mãos na massa e chegando na hora de comer a receita é horrível? Isto já aconteceu comigo e acho uma falta de respeito da pessoa que está ensinando não dar o 'pulo do gato'. É uma falta de respeito com o telespectador, é uma falta de respeito com a própria pessoa. Oras, se você não quer divulgar uma receita sua, não dê sua cara a tapa. Já assisti diversos programas que é notório que tem um pulo ou uma dica e você sabe que a pessoa não dividiu isto. É frustrante e revoltante ao mesmo tempo.

Chegou sexta-feira, 01-março. Acordei super cedo para fazer as receitas do mini brownie. Coração aceleradíssimo. Os ingredientes já estavam todos separados desde quinta-feira. O horário ia voando e eu com um frio na barriga EXplicável.

Rumei para a Avenida Paulista. Chegando lá, apresentei-me e logo na entrada vi a Carol Minhoto. Uma fofa de pessoa. Aquele seria o último dia dela no Você Bonita. Trocamos algumas palavras. Subi com os meus ingredientes para o andar designado ao programa. A Sandra Nogueira, responsável por montar as mesas estava lá. Ela percebeu que eu estava gélida. Falou palavras carinhosas e de apoio para que eu ficasse calma e que tudo daria certo. Expliquei como eram os pratos, e lá foi ela montando e arrumando as coisas nas travessas. A Giovana da produção, desceu e ficou comigo ajudando a separar o mise-en-place (é uma palavra em francês que significa separar todos os ingredientes que vão na receita para serem usados posteriormente). Os ingredientes já tinham sido separados em casa, só precisávamos acomodá-los nos recipientes que iriam para o estúdio. Separamos tudo e ela levou os ingredientes para o estúdio. Em algum momento, chegou a Maria Isabel que também faz parte da produção. Eu disse a ela que estava nervosa porque o programa era AO VIVO e eu tinha medo de deixar cair uma colher ou deixar cair uma panela (!). Ela me tranquilizou dizendo que poderia acontecer mesmo, mas era para eu ficar calma, que não tinha como prever e que se acontecesse era para seguir adiante. Quer um grau de confiança maior que este? A Glaucia disse para que eu explicasse a receita calmamente e que tudo daria certo.


Fui arrumar o cabelo e maquiagem! Uau!!! Os meninos fizeram uma maquiagem linda e achei que o meu cabelo ficou muito arrumado. Em casa eu tenho mania de usar uma touca enquanto cozinho. Meu cabelo caí demais, e eu ODEIO cabelo na comida. Por esta razão, entrei com a bandana. Na maquiagem estavam comigo a Cátia Fonseca, uma querida e a Mamma Bruschetta. Saí de lá com outra cara. Maquiagem é tudo nesta vida! Os meninos disfarçaram muito bem as minhas olheiras. Eu as odeio! Se lançassem um produto que eliminasse 100% já tinha feito. 

Estava com um tempinho até o programa entrar no ar, mas de verdade, o horário voou.  O Thyrso chegou e a Glaucia explicou como ela gostaria que entrássemos, como faríamos. Ele foi muito gente boa, deu espaço para as minhas sugestões e me acalmou mesmo. 



Momentos pré.. Vi a Carol se despedindo do Programa. A produção inteira estava chorando. Preferi não acompanhar. Sou manteiga derretida assumida. Se eu visse era capaz de chorar muito. Fiz as minhas orações e as minhas respirações de Yoga. ... SILÊNCIO NO ESTÚDIO... NO AR...

Bem, daqui para frente vocês podem ver o meu desempenho logo aqui abaixo. É só apertar o PLAY!



Quaisquer dúvidas, estou à disposição!!!

2 comentários:

  1. Você foi ótima!! O vídeo ficou lindo! A receita é maravilhosa. Você passou muita segurança na receita e ingredientes.
    Quem errou feio na leitura dos ingredientes foi o Thyrso!
    Sua apresentação não faltou nada, foi perfeita! Você tem uma humildade e carisma incrível.Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Katia, muito obrigada pelos elogios! Fiquei super feliz! E a vida é assim, hoje ensino alguma coisa e amanhã aprendo mais, afinal tudo é uma troca. Se você fizer as receitas, volte e me fale se gostou ou não. E precisando de alguma ajuda ou tirar alguma dúvida, estou aqui, pode contar. Beijinhos!

    ResponderExcluir

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...