quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Torta de Ricota com gostinho de Vó


Tem muita gente que acha ricota um queijo sem graça e metido a besta. Concordo com algumas reservas. Acho que a ricota fica maravilhosa dependendo dos ingredientes que fazem a ligação com ela. Lembro que uma vez eu preparei um pastel assado cuja massa era preparada com ricota. O pastel era delicioso. A receita se perdeu. Era uma receita daquelas “revistinhas” bem basiquinhas que vendem em supermercado. No entanto, o sabor.. Era indescritível. É por esta razão que afirmo que a comida está intimamente ligada com lembranças. Quando é bem feita, tem sabor, cheiro, e sempre evoca boas recordações. Você lembra do lugar, da ocasião. Enfim, para mim é uma ligação perfeita.
 
 

A receita é de uma torta de ricota com gostinho de vó. Eu tirei do antigo programa que a Palmirinha apresentava na TV aberta. É uma torta super fácil e vai muito bem em um chá da tarde.

Vamos aos ingredientes:
 
Torta de Ricota

Xícara medidora de 240 ml

 
Ingredientes

1 ricota de aproximadamente 500 gramas (a que usei tinha 565 gramas)

1 lata de leite condensado

1 lata de leite comum (utilize a lata de leite condensado para medir o leite)

4 ovos em temperatura ambiente separados

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

Raspas de 1 limão

1 xícara de uva passa (eu tinha aproximadamente 125 gramas). Polvilhe em uma xícara um pouco de farinha de trigo nas uvas para que elas não afundem na massa

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180º.

1)     Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo. Nas primeiras vezes que fiz esta torta, utilizei uma forma de teflon de 22cm de diâmetro. Mas, era um terror colocar a torta para assar sem que eu fizesse uma bagunça. Quase que enchia a forma. Desta vez testei com uma forma de abrir de 25cm de diâmetro. O tamanho é excelente, mas a forma de abrir foi um terror. A massa vazou no forno e virou uma bagunça queimada. Tive que colocar uma forma retangular na grade embaixo para conter o estrago.

2)      Em um liquidificador coloque a ricota cortada em pedaços pequenos, o leite condensado, o leite comum e as gemas. Bata bem.

3)      Coloque o conteúdo do liquidificador em uma tigela. Acrescente delicadamente a farinha de trigo, o fermento em pó e as raspas de limão. Mexa para misturar os ingredientes.

4)      Bata as claras em neve.

5)      Coloque as claras em neve à mistura da tigela. Coloque as uvas passas na massa e leve para assar. Faça o teste do palito.

6)      Espere esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro ou açúcar e canela, como acima.

7)      Sirva.

Tempo de preparo: 30 minutos para os ovos ficarem em temperatura ambiente + 30 minutos de preparo.

Tempo de forno: 50 minutos aproximadamente

Substituições felizes: goiabada cortada em pedaços pequenos ou frutas cristalizadas ou mistura de uvas passas brancas e pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...