segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sopa de Cebola em um dia de verão




Quando eu era mais nova detestava sopas. Quaisquer tipos de sopas ou cremes. Eu achava que era comida de doente. Explico melhor, todo 25 de dezembro, depois daquela comilança toda  da véspera do Natal, a minha família preparava uma “canja”. A canja sempre vinha acompanhada daquele arroz “boiando” no caldo do frango. Eu odiava. Para mim aquilo era a cara de comida de hospital.

Tempos depois, acho que a mudança ocorreu depois que casei e comecei a cozinhar. Comecei a fazer sopas e elas começaram a ficar gostosas. A partir de então, não mais achava mais tão cara de doente. Pelo contrário, se eu fizesse uma sopa no jantar, para mim está mais do que suficiente. Atualmente se faço canja, tiro o arroz. Esta aversão ainda não passou, substituo por macarrão. OK-não é canja, mas no meu repertório, ela entra como. ;D

Esta sopa de cebola surgiu em um dia que deu uma esfriada neste nosso verão. Fiquei com vontade da sopa, por incrível que pareça eu sentia o gosto da cebola. Infelizmente tenho destas, se eu sinto o gosto, o cheiro, o sabor, espanto a preguiça e lá vou para o fogão.

A sopa não é difícil, é super saborosa e se você fizer em um dia de inverno, não esqueça de acompanhar o vinho tinto.



A receita foi tirada daqui.

Eu mudei o modo de fazer. Transcrevo o que o livro explica e logo abaixo a forma que fiz. Sugiro que aumente a quantidade de pão, porque a torradinha fica super crocante e é impossível ficar só com a torrada que acompanha a sopa.

Sopa de cebola (fiz meia receita e obtive três cumbuquinhas desta da foto)

Ingredientes

1kg de cebolas
3 colheres sopa de manteiga
6 xícaras de caldo de carne (usei uma mistura de caldo de legumes e água)
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher chá de açúcar mascavo
1 colher sopa de molho inglês
2 colheres sopa de queijo parmesão ralado
150g de queijo Gruyère
1 dente de alho
4 fatias de baguete amanhecida (veja acima a observação)
Sal e pimenta  a gosto

Modo de Fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Rale o queijo Gruyère na parte mais grossa do ralador e reserve.
  3. Descasque as cebolas e corte e fatias finas.
  4. Coloque a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo para derreter. Acrescente as cebolas fatiadas, salpique com um pouco de sal e refogue em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sempre para não queimar
  5. Quando as cebolas estiverem bem douradas, salpique com o açúcar mascavo, o molho inglês e a farinha de trigo. Misture bem e refogue por 3 minutos.
  6. Acrescente o caldo de carne e mexa sem parar. Cozinhe em fogo baixo com a panela semitampada por 20 minutos. Tempere com sal e pimenta.
  7. Em uma frigideira toste levemente as fatias de baguete. Esfregue o dente de alho. Reserve.
  8. Distribua a sopa por cumbucas que possam ir ao forno ou refratários (pode ser aqueles de suflê).
  9. Coloque sobre cada porção de sopa a fatia de baguete reservada (item 7). Distribua o Gruyère ralado (item 2) pelas porções de sopa.
  10. Salpique com o queijo parmesão e leve ao forno aquecido para que os queijos gratinem. Sirva imediatamente.



- Modo de Fazer que eu fiz –

·       Siga a receita até o item 7.
·       Pegue as fatias de pão e coloque um pouco de queijo Gruyère em cima de cada fatia.
·       Coloque as fatias de pão em uma assadeira e leve ao forno até derreter. Reserve.
·       Distribua a sopa por cumbucas que possam ir ao forno ou refratários (pode ser aqueles de suflê).
·       Salpique com o queijo parmesão as cumbucas com a sopa e leve ao forno aquecido.
·       Assim que dourar/derreter o queijo parmesão, retire do forno e sirva com as torradas reservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...