quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Falafel


Sou uma pessoa obcecada por comida árabe.  Toda vez é um bom motivo para inventar alguma coisa diferente.

Preciso dizer também que não sou adepta a frituras! Raramente faço. Quando faço,  sinto-me a pior mãe do universo. Não faço batatas fritas, não faço bolinho de carne, não faço bolinho de arroz, etc… Quando faço alguma fritura, vira um comentário no meu mural do facebook, porque, né? Amigas nutris, desculpem-me, mas é muito bom! A fritura agrega sabor a qualquer prato. A pediatra da Sofia falou para eu parar de me preocupar, uma vez por mês não vai matá-la e muito menos viciá-la, mas eu sou cheia das manias.

Eu quis fazer falafel, a pior besteira que fiz foi ter feito  ¼ (UM QUARTO!) da receita. Isto mesmo, não dei chance nem para fazer metade. Sabe o que aconteceu? Eu me arrependi amargamente! Porque o negócio é bom, tá é frito, mas é bom. Não é uma receita que em cinco minutos fica pronta, mas valeu cada hora da espera.

A receita eu tirei deste livro

Massa
xícara medidora de 240 ml

2 xícaras de grão-de-bico

3 dentes de alho picados

4 cebolinhas verdes fatiadas (não usei)

1 colher de sopa de hortelã picada

3 colheres de sopa de salsinha picada

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de cominho em pó (fazendo ¼ de receita, eu diminuí drasticamente para uma ponta de uma colher de café).

1 colher de chá de coentro em pó (não usei)

1 ½ chá de fermento em pó

3 a 4 colheres de sopa de água morna

Pitada de bicarbonato de sódio

Óleo de girassol ou canola para fritar

Molho

½ xícara de iogurte natural (usei este caseiro)

3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim - eu já vi naquele supermercado que tem gente feliz :D)

1 dente de alho amassado

2 colheres de sopa de suco de limão

¼ de xícara de água fria

Sal e pimenta a gosto

Guarnição

Pepino, cebola, tomate e salsinha cortados em cubos pequenos. Faça uma salada com estes ingredientes.

Modo de fazer o falafel

Lave bem os grãos-de-bico e coloque-os de molho por 15 horas em água fria com uma pitada de bicarbonato de sódio (eu deixei aproximadamente 12 horas). Escorra bem e procure eliminar o máximo possível das cascas (aqui eu fiz na mão porque as cascas saíram facilmente, mas você poderá colocar os grãos-de-bico em uma toalha seca e esfrega-los, as cascas sairão). Coloque os grãos em um processador – usei um liquidificador. Dissolva o fermento na água morna e acrescente ao processador juntamente com os demais ingredientes para o preparo da massa. Processe até obter uma massa firme e homogêna. Como utilizei o liquidificador, tive que ter um pouquinho mais de paciência, para triturar bem os grãos, até mesmo porque eu fiz ¼ da receita. Por diversas vezes tive que parar, juntar a massa na hélice do liquidificador e bater novamente.

Aqueça uma frigideira ou panela com óleo abundante para fritar os bolinhos.

Unte as mãos com um pouco de óleo, faça bolinhas da massa um pouco menores do que uma bolinha de pingue-pongue e achate-as levemente. Frite aos poucos os falafel no óleo quente até que estejam dourados e crocantes, escorra-os em papel absorvente. Arrume a salada em uma travessa rasa e coloque os bolinhos sobre a salada. Regue com o molho e sirva.

Modo de fazer o molho

Dissolva o tahine com a água fria até ficar com uma consistência bem líquida, acrescente os demais ingredientes e sirva com os bolinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...