sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sugestões para o lanche das crianças

Enquanto morávamos fora, eu tinha que providenciar os lanches da Sofia para o período da manhã e da tarde. Não era uma tarefa muito fácil, porque inicialmente eu queria sempre colocar:

a) carboidrato: leite, queijo
b) proteína: carne (presunto, peito de peru)
c) fibra: fruta

Eu quebrava a cabeça e sempre os lanches acabavam voltando com alguma coisa sobrando. Comecei a reparar naquilo que a Sofia gostava e caprichava naquele item. Sempre que posso, tento não repetir lanche ou comida durante a semana, desta forma ela não enjoa. 
Como voltamos para o Brasil, na escola em que ela estuda há os lanches da manhã, mas sinceramente falando, preferiria que eu preparasse, pois só assim eu saberia realmente o que ela está comendo. Por várias razões, primeiro eles colocam na agenda que ela sempre comeu "ótimo". Duvido. Ela sempre voltava com  alguma coisa dos lanches que eu enviava. Segundo, não sei se eles usam o mesmo critério que eu uso. O cardápio está à disposição, mas fico ressabiada se elas usam toucas, se a comida é sempre fresca, se o suco é natural, enfim... Encanação de mãe neurótica, eu sei!

Aqui vão algumas dicas que ela sempre comia.

a) Cenoura em palitinho com queijo fundido (o famoso "Polenguinho"). Ela gostava de passar os palitinhos de cenoura no queijinho. A professora dizia que ela adorava.



b) Iogurte com uva passa. Era uma fonte de carboidrato com fibra. Ela sempre gostou de uva passa, então eu aproveitava. 



c) Palitinhos de mússarela de búfala com tomatinho cereja. Era um hit. Até hoje ela pede para eu fazer para ela. Este é um finger food para criança, é uma saladinha caprese sem o manjericão.



d) Sushi de pão. Agora fazendo este post eu lembrei que ela adorava preparar este sushi. Aprendi na Dona Namaria. Super fácil. Vamos a receita:



Ingredientes:

Pão de Forma sem casca
requeijão ou cream cheese ou se preferir maionese (eu nunca mandava maionese porque tenho medo de azedar, mas se for para fazer e servir na mesma hora, é possível!).
Tomate em palitos
Pepino em palitos
Milho
Cenoura em palitos
kani desfiado 
ou qualquer outro recheio de sua preferência
Rolo de macarrão ou na falta dele uma garrafa de vinho limpa sem o rótulo

Modo de fazer:

1) Com o rolo de macarrão, passe em cima do pão de forma até ele ficar bem fino. 
2) Passe o requeijão, cream cheese, manteiga, mistura de cream cheese com salsinha, a gosto.
3) Coloque o tomate, pepino, ou qualquer outro recheio que você goste. Vale o fomoso queijinho e presunto. Não recheie muito.
4) Enrole como se fosse um rocambole e aperte. - caso tenha, utilize aquelas esteiras de sushiman enroladas em papel filme. Dispondo o pão na esteira e enrolando como um sushi.
5) Corte em rodelas grandes e bom apetite.

Viu?? Com uma dose de boa vontade, os lanches ficam bem diferentes e saímos daqueles lanches ou bolos que compramos nos supermercados. Eu sei que a facilidade e praticidade nos ajudam em muitas horas, mas eu prefiro as coisas sem conservantes. Ainda que eu tivesse que acordar mais cedo para preparar as coisas saudáveis para ela. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...