segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quiche de Brócolis

Acredito que para a maioria das famílias, todo início de semana a geladeira está cheia com as compras do supermercado e feira. Sempre começamos a preparar aquilo que estraga mais rápido. Para este início da semana, a minha sugestão é esta quiche de brócolis.

Esta quiche, eu fiz na casa de uma amiga. Explico. Ela me pediu uma ajuda para ensinar a secretária do lar dela que não sabe cozinhar, ou melhor, até sabe, mas a comida é péssima. A receita veio de uma apostila do Senac. A única foto que tenho é esta, porque tirei com o meu celular.





A massa para fazer é super rápida, a única coisa que não me agradou foi porque foi preparada com margarina, preferia ter feito com a velha e boa manteiga. Como a receita estava na mão, não fiz nenhum ajuste - fiz ajustes no modo de fazer e transcreverei o que fiz. A próxima torta será feita com aquela massa de creme de leite, super gostosa, mas super calórica. A minha outra opção, será prepararmos com uma massa integral. Esta massa integral já testei diversas vezes e sempre dá certo. Acho que será a minha próxima lição.

O recheio é versátil e fácil. Não tem muitos passos. O creme é com creme de leite fresco, preciso procurar uma receita com creme de iogurte.

Apesar da receita estar gigante com passo a passo, a receita é fácil!

Vamos lá, quiche de brócolis, sem firulas ou rodeios

Massa
350g de farinha de trigo
200g de margarina
1 ovo em temperatura ambiente
água se necessário
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer a massa
1) Peneire a farinha de trigo em uma vasilha.
2) Adicione a margarina. Incorpore a margarina rapidamente na farinha.
3) Adicione o ovo e mexa para agregar formando uma bola.
4) Caso a massa não esteja unindo, coloque 1 colher de sopa de água por vez, até que a massa una.
5) Faça uma bola e leve a geladeira por 10 minutos ou até preparar o recheio.
6) Forre uma assadeira de quiche ou redonda de fundo falso com a massa gelada. Eu forrei com as mãos.
7) Faça furos na base da torta e leve para a geladeira até o forno aquecer a 180graus.
8) Se você tiver feijões, é conveniente colocar na base da torta para que a massa não infle ao pré-assar a massa. Eu não fiz isto e a massa deu uma inflada ao pré-assar.
9) Pré-asse a massa por 15 minutos em forno aquecido a 180 graus. 
10) Coloque o recheio.
11) Coloque o creme por cima do recheio.
12) Polvilhe com um pouco de parmesão em cima do creme.
13) Asse a 180 graus até a massa ficar bem dourada e o creme bem assado (aproximadamente 40 minutos).
14) Espere a massa esfriar um pouco para soltar da forma.

Recheio
1 maço de brócolis separados em floretes pequenos/médios
2 tomates sem pele e sementes picados em pedaços pequenos
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
sal e pimenta a gosto
óleo ou azeite para refogar
parmesão ralado para polvilhar

Modo de fazer o recheio
1) Cozinhe o brócolis no vapor.
2) Em uma panela, refogue a cebola picadinha com o alho. Adicione o tomate picadinho e o brócolis. Deixe refogar um pouquinho (eu não deixo refogar muito porque vai assar no forno, isso ajuda para que o brócolis não fique tão molenga!).
3) Tempere com sal e pimenta a gosto.
4) Reserve

Creme
200ml de creme de leite fresco
3 ovos em temperatura ambiente
sal, pimenta a gosto
noz moscada (opcional) a gosto

Modo de fazer o creme
1) Em uma vasilha misture bem os ovos.
2) Adicione o creme de leite fresco e misture até incorporar
3) Tempere a gosto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...