sexta-feira, 19 de abril de 2013

O incompreendido ALHO-PORÓ

Pois é, acho que alho-poró é um vegetal incompreendido na maioria das casas. Na minha modesta opinião, as pessoas não gostam e não usam na cozinha. Em Portugal, já era outra história. O "alho francês" era amplamente utilizado na cozinha. Faziam creme, sopas usando o mocinho incompreendido. Para ser bem franca, eu somente uso o alho-poró para fazer o meu caldo de legumes. Eu não uso os cubos prontos que são ultra-versáteis, mas ultra-concentrados em sódio (sal para os íntimos). Na geladeira tinha três unidades de alhos-poró que sobraram do último caldo. Precisava usar e não queria vê-los no lixo. Foi por este motivo que resolvi fazer um suflê.

Ah, mais suflê é um outro prato cheio de "não me toques". Sim,  devo confessar que o suflê é um acompanhamento delicioso para se comer ASSIM que você retira do forno. Não dá para esperar 15 minutinhos. Saiu do forno, em contato com o ambiente ele murcha. E aquela beleza que cresceu no forno depois de você ter batido as claras em neve, tornam-se um simples acompanhamento. PONTO. Eu não sei como as revistas conseguem tirar as fotos com suflês altos e lindos. Se eu fosse pegar a minha câmera, o suflê na volta estaria baixo. Acho que eles devem ter algum truque. Por isto (justificando) que a foto é bem modesta. Exatamente da câmera do celular. Saiu do forno, coloquei na bancada e tirei estas fotos.
Esta foto foi tirada imediatamente após tirar do forno
Nesta foto o suflê visivelmente abaixou, e não demorou nem 5 minutos entre um clique e outro =(
Apesar de ter escrito o parágrafo acima apontando os CONTRAS de fazer um suflê, vou fazer um parágrafo justificando o porquê você tem que fazer o suflê. É um acompanhamento rápido. Você pode deixar tudo pré-preprarado e só colocar as claras em neve no momento do jantar (digo uns 25 minutos antes, porque foi exatamente o tempo que levei para assar). É um acompanhamento chique. Você pode fazer usando sobras de um creme de espinafre, de um creme de milho, de queijo com tomate cereja, de bacalhau, de camarão. Viu??? Mil opções usando a mesma técnica. É tudo questão de colocar a técnica e se jogar na mistura.

Agora eu já tinha um bom motivo para usar o alho-poró. A receita eu li de uma apostila do Senac. Era uma receita que daria para seis porções, dividi tudo pela metade com exceção do alho-poró. Usei na receita um alho-poró inteiro. Acho que aqui também fica bem saboroso se adicionar um pouco de queijo minas branco cortado em cubos pequenos ao invés do parmesão. 

Vamos lá.

Creme Base:
50g de manteiga
50g de farinha de trigo
400ml de leite
3 gemas
3 claras em neve
sal e pimenta a gosto
noz-moscada (opcional) a gosto.
Farinha de rosca para polvilhar a travessa

Modo de Preparo

1) Derreta a manteiga em uma panela.
2) Coloque a farinha de trigo na panela e faça uma pasta. Deixe queimar até ficar dourado. Isto evitará que o molho tenha gosto de farinha de trigo. Se deixar ficar muito escuro, o molho ficará com gosto de queimado.
3) Aqueça o leite para ficar morninho.
4) Assim que você fez o ROUX (item 2), retire a panela do fogo. Lentamente com a ajuda de um fouex ou colher de pau vá colocando o leite. Tente desmanchar todos os grumos de manteiga e farinha. NÃO SE ASSUSTE se ficar grumos. Uma peneira resolve o nosso problema no final da cocção.
5) Leve ao fogo mínimo e deixe que forme um molho branco cremoso. Adicione sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
- se ficar grumos de manteiga/farinha agora é a hora de passar por uma peneira -
7) Coloque a mistura em uma tigela e cubra com plástico filme aderido à superfície evitando que crie uma película.
8) Deixe esfriar.
9) Unte um refratário que possa ir ao forno com manteiga e farinha de rosca. Reserve

-> ATÉ AQUI VOCÊ PODE DEIXAR O SEU CREME BASE PREPARADO E FINALIZAR MOMENTOS ANTES DO ALMOÇO/JANTAR

9) Quando a preparação acima estiver fria. Adicionar as duas gemas e misturar bem com ajuda de um fouex ou então com uma colher.

Recheio do Suflê
20g de manteiga.
1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
1 dente de alho cortado em pedaços pequenos
1 alho-poró cortado em meias-luas
50g de queijo parmesão ralado
sal, pimenta a gosto

Modo de preparo:

1) Em uma frigideira ou panela pequena coloque a manteiga para derreter.
2) Assim que derreter, frite a cebola e o alho. Quando estiver bem fritinhos, adicione o alho-poró e deixe fritar até que ele se desmanche.
3) Deixe esfriar para aplicar no suflê.
4) Após frio, misture o alho-poró , na preparação acima. Coloque (2/3) aproximadamente do queijo parmesão ralado.
5) Bata as claras em neve.
6) Misture 1/3 das claras à preparação, a fim de torná-la mais "líquida". A partir de então, incorpore o restante das claras, com movimentos leves de baixo para cima para que não acabe com o ar incorporado às claras.
10) Salpique o restante do queijo ralado em cima da preparação.
11) Leve ao forno pré-aquecido a 180  até que esteja dourado.
12) Sirva imediatamente.

Tempos:
1) Preparar o molho bèchamel + esfriar = 30 minutos
2) Preparar o recheio: 10 minutos
3) Tempo de forno: 25 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...