quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Jogo de Panelas V: 3º Dia – Fernanda – Jantar do Terror



Estamos indo para os anfitriões finais do Reality Jogo de Panelas. Na quarta-feira (30-janeiro) foi a vez da Fernanda fazer o seu jantar. O tema escolhido para o jantar foi Terror.

A casa dela estava decorada com aranhas, bruxas, abóboras. Parecia um ode ao Dia das Bruxas. No meu entendimento o tema é bem criativo e daria a possibilidade de um cardápio bem criativo. Então, vamos a ele, pois é ele que nos interessa.

Entrada: Sopa de Tomate Fria e Pão de queijo de massa de batata
Prato Principal: Camarão na Espuma de Coco
Sobremesa: Surpresa de Chocolate
 
Colocando o sal no cardápio alheio… Na minha opinião, até este momento, este cardápio foi o que menos me agradou. A sopa fria de tomate foi feita para imitar sangue, no entanto, ficou muito mais clara porque ela acrescentou creme de leite para suavizar o sabor forte do tomate. É uma receita que tem tudo com o gaspacho. Ela deu uma “inventada”, retirou o pepino e o pimentão, acrescentou hortelã e nozes picadas para dar uma crocância. Não sei se foi uma troca coerente. Por outro lado, o pão de queijo agradou a todos.

No prato principal ela cometeu um deslize. Ela escreveu ESPUMA, então todos acharam que teria aquela ESPUMA, feita com sifão na cozinha molecular. Tentou fazer algo parecido e não resultou. Se ela sabia que não conseguiria reproduzir fielmente o prato, ela deveria ter omitido ESPUMA do cardápio. O camarão foi servido na abóbora baby. Li a receita e para mim é uma receita com toda a “pinta” de camarão na moranga. Nada de diferente. Faltou uma decoração básica. Valia até salsinha para trazer um verde ao prato que estava “QUASE” monocromático.

Na sobremesa foi um creme básico de leite condensado, leite e creme de leite com uma ganache de chocolate recheado com morango. Não achei nada de supreendente. Na condução da receita ela queimou o chocolate no micro-ondas. DICA: Se você for derreter chocolate no micro-ondas, prepare para a potência de 70% e coloque um minuto. Vá parando o micro a cada um minuto, um minuto e meio no máximo e vá desfazendo o chocolate do centro para fora. Se você deixar cinco minutos direto, sem paradas, fatalmente você perderá o chocolate.
Vou pontuar alguns erros nas receitas porque acho imperdoáveis. Além do mais a produção do programa tinha o dever de revisar e escrever melhor porque uma receita bem-feita é do princípio uma receita bem escrita.
- Receita do pão de queijo: vai meio quilo de polvilho – que polvilho? Doce ou Azedo?
 No modo de fazer ela pede para acrescentar 120 gramas de queijo parmesão e o resto para decorar. Que resto (?) se nos ingredientes não era solicitado queijo parmesão? São 125 gramas? 150? Sem informação.

Surpresa de chocolate: Para mim, a surpresa foi o fato da receita estar mal redigida e explicada. Quanto vai de chocolate meio amargo (100 gramas, 200 gramas???), creme de leite fresco a mesma coisa. Qual é a quantidade sugerida de gengibre? Como é feita a farofa de amêndoas?
 No modo de fazer a receita também está muito ruim. Faça um creme básico. Hein? Básico com o que? Como?  Não curti mesmo e acho um desleixo da produção deixar passar assim para o site.

É difícil levantar uma torcida até este momento porque não vi a produção dos outros dois concorrentes. Apesar do Ricardo apresentar o prato na 5ª.feira, eu torço para ele. Até o momento ele me pareceu o mais lord, até mesmo para comentar que algo não estava como ele gostaria. Já me conquistou!
 
E você está acompanhando? O que você está achando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...