terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Jogo de Panelas V: 1º Dia - Ana Carolina com Uma Viagem à Espanha


Gostaria muito de ter acompanhado o desempenho no primeiro dia de Jogo de Panelas, mas não pude assistir ao programa. Consegui finalmente regularizar a minha carteira de habilitação que estava vencida há 2 meses (!) e perdi o programa. Talvez consiga assistir amanhã (29-janeiro) no reprise no Canal Viva. Os trechos que assisti estão disponíveis no site.

Antes de qualquer julgamento, eu me dei conta que esta é a QUINTA edição, ou seja,  nunca assisti às QUATRO outras edições. Pelo que consegui colher detalhes no site do Programa, são 5 concorrentes. Cada um desenvolverá um tema  para receber os demais candidatos. A primeira concorrente em receber os outros convivas foi a Ana Carolina. Ela é blogueira (o blog dela é http://www.dopaoaocaviar.com.br), confesso que não conhecia este blog. Indo além, este blog não me pegou pelo estômago.  Há blogs de cozinha muito mais bem elaborados.



O tema desenvolvido por ela foi audacioso. Espanha. Na minha opinão foi um projeto ambicioso porque os pratos escolhidos continham frutos do mar. Vamos combinar? Não são todos que gostam de frutos do mar. Saída? Preparar algo com carne vermelha ou branca e incluir no cardápio.

Cardápio:
Sangria
Entrada: Ovo surpresa  (ovos com bacalhau)
Prato Principal: Fideos negros (uma massa bem fininha feita com tinta de lula) e servida com camarões e maionese de alho.
Sobremesa: Creme Catalão
Aparentemente o cardápio não agradou a todos os convivas. Um não gosta de ovo, bacalhau, alho e por aí vai. Até aqui acho que é compreensível que os demais coloquem algum defeito, visto que vale um prêmio de R$10.000,00. Natural que você baixe a nota do seu rival para que ele fique com uma nota abaixo da sua.  Não sei se os participantes sabem qual foi a nota atribuída nos jantares. No reality estrangeiro eles só tinham conhecimento no final da competição.
Comentando só um pouco sobre o cardápio. Acho que ela acertou na sangria. A sangria é um aperitivo super refrescante. Reza a lenda que quanto mais ruim for o vinho utilizado na sangria, melhor é o resultado final. Em Portugal eles também serviam nos restaurantes. Em um restaurante que experimente e me agradou muito, a garçonete disse que eles colocavam um pouco de coca-cola para deixar a sangria melhor.
Ovo surpresa: Gostei bastante da apresentação, achei delicado servir com pão e tomate. Só ressalvando o fato de usar bacalhau. Foram duas proteínas em uma entrada. Eu teria pensado algo com salada, talvez um tapas com salada.
Fideos negros: O prato ficou muito bem apresentado. O prato não é difícil de executar. O ponto negativo aqui seja o preço da lula e do camarão como ingrediente principal.  Como eu gosto muito de alho, adorei a idéia de maionese de alho, espero que ela não tenha se sobreposto aos frutos do mar.

Creme catalão: o creme catalão tem a textura muito próxima ao creme de confeiteiro, porém mais espesso, pois utiliza proporções diferentes dos ingredientes, em contra-partida é saborizado com raspas de limão e canela, enquanto o creme de confeiteiro leva fava de baunilha. Tradicionalmente tem a cobertura caramelizada, como o crème brûlée (traduzindo em miúdos: creme queimado). O creme de confeiteiro é preparado na panela, enquanto o crème brûlée é assado lentamente em banho maria no forno. Na receita, ela deu uma incrementada adicionando brigadeiro de biscoito maizena, sorbet de limão e uma gelatina de laranja. Talvez ela tenha exagerado um pouco nas misturas, o que fez com que um dos participantes achasse a sobremesa muito doce.
Todas as receitas podem ser retiradas do site da Dona “Namaria”.
Amanhã volto com mais comentários! Caso você queira dar algum "pitaco", deixe seu comentário! ADORO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...