sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Batata Hasselback


Na minha concepção, batata é o tubérculo mais versátil na cozinha. Tipo 1001 utilidades, sabe? Você pode fazer frita, assada, vai bem no ensopado, na sopa,  da forma como você achar melhor. E para provar que eu gosto de variar as receitas com batatas, temos aqui, aqui e aqui. Achei que eu tinha postado outras receitas, mas me equivoquei - tinha mais duas diferentes :( com fotos, fora algumas que fiz e nem foto tirei. Vou resgatar para você variar o seu cardápio.
Novamente uma foto tosca do celular

Eu não tirei esta receita de nenhum lugar específico. Um dia, estava eu na internet procurando algo - quem me conhece sabe que deveria ser de receita - quando me deparei com esta batata Hasselback, com inúmeras formas de preparar, vi como se fazia e fiz a minha versão.

Aqui ela virou um acompanhamento para a costelinha assada/maçã e couscous de legumes

Só para dar uma enriquecida no post, fui procurar o significado de Hasselback e aqui em inglês achei porquê a batata é assim denominada. Em tradução bem simples, é um prato sueco que foi servido em um restaurante em Estolcomo chamado Hasselbacken.

A apresentação é linda, não é difícil de fazer e fica bem gostosa, vamos à minha versão?

Ingredientes:
6 batatas médias com casca bem lavadas.

Manteiga Maître d'hotel
Esta manteiga é amplamente utilizada na cozinha para temperar carnes, frango. Se você quiser também poderá utilizar para fazer um salteado com legumes. Também poderá servir de entrada com pão ou  torradas. Utilize qualquer erva de sua preferência.

80 gramas de manteiga em ponto de pomada (deixe em temperatura ambiente, com o calor que está fazendo em 20 minutos a manteiga está pronta).
raspas de 1 limão Tahiti
1 ramo pequeno de alecrim picado (pode usar a erva de sua preferência ou um mix de várias, pode usar pimenta calabresa em flocos)
sal e pimenta a gosto.

- Modo de preparar a manteiga -

1) Deixe a manteiga em temperatura ambiente.
2) Tempere a manteiga com as ervas - caso esteja usando - coloque as raspas de limão
3) Tempere com sal e pimenta. 
4) Coloque a manteiga em um papel filme.
5) Enrole bem o papel, formando um rocambole/salsicha.
6)Volte para a geladeira para que ela fique firme. 

- Modo de fazer as batatas - 

1) Pré-aqueça o forno a 180°.

2) Para que os cortes fiquem com a mesma profundidade, há duas possibilidades:
    I) Você poderá espetar um espeto de bambu ou espeto de churrasco no comprimento da batata. Com uma faca afiada, faça cortes finos, parando quando a lâmina da faca encostar no espeto do churrasco. Após fazer os cortes, lembre de retirar com CUIDADO o espeto.
    II) Com uma colher de pau ou escumadeira, apoie a batata e faça os mesmos cortes, parando quando a faca encostar nas bordas da colher de pau.

3) Tempere a batata com sal e pimenta a gosto.
4) Corte pedaços de manteiga e coloque em cima da batata.
5) Leve ao forno por cerca de 40minutos até a batata estar assada. Eu preferi deixar mais tempo para a casca ficar crocante.
6) Sirva.

Bom Apetite!


Um comentário:

  1. Meg, eu to viciada em receitas de batatas. Essa vai ser testada ainda esse final de semana, pode acreditar! =)

    ResponderExcluir

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...