segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sobre o Endeusamento de Blogueiras

Hoje o assunto que trarei não tem nada a ver com receitas. Mas tem tudo a ver com "modo de fazer e reserve". 

Estava lendo o blog 2beauty, quando neste post aqui, a Marina relata que teve que devolver ao pet shop o cachorrinho que ela havia comprado há 10, 15 dias. Ela explicou que o filhote era super bagunceiro e arteiro e ela não conseguiu lidar com o bichano. A minha surpresa foi ao ler os comentários no post, verifiquei que muitas leitoras estavam condenando a atitude dela. No instagram este movimento negativo também foi notório. Leitoras julgando e condenando a Marina. Dizendo que elas haviam se decepcionado com a atitude da Marina. Espera! Um minuto, por favor! Vamos pensar? As leitoras só ficaram desapontadas neste nível porque endeusaram a Marina. Sem nenhum descrédito a ela, mas será que é preciso idolatrar  uma blogueira? Blogueiras são pessoas de carne e osso. Cometem acertos e erros. Blogueiros se pré-dispuseram o tempo para falar de algo que lhes agrade. Por quê é preciso atacar com várias pedras a Marina? Não estou aqui para defendê-la, pelo contrário, proponho uma leitura consciente do ocorrido. Se as leitoras não estivessem idolatrado a Marina, talvez as palavras proferidas não teriam sido tão duras. E valendo-me daquela máxima, quem nunca errou, que jogue a primeira pedra.

Idolatria no dicionário configura como adoração de ídolos, amor exagerado. Se o termo exagerado fosse substituído por equilibrado, eu tenho convicção que não haveria tanta histeria.  Leitores devem ser cuidadosos com esta idolatria. Lembrem-se que o blogueiro não vai acertar todas as vezes e algumas ou muitas delas podem ir contra aquilo que você acredita. Mas isto lhe dá direito de julgar o blogueiro? Não, não lhe dá direito. Você tem o dever de repensar a sua devoção ao blog e com muita classe e educação fazer um comentário respeitoso, ou ainda, repensar se aquele blog merece o seu tempo e leitura diária. Simples assim.

Eu mesma tive uma infelicidade com uma blogueira de maquiagem. Ela indicava vários pinceis de maquiagem. Eu comprei como indicado. Odiei. Os pelos caem e pinicam a minha pele. Nunca mais dei crédito a ela, melhor, não entrei mais no blog para ler qualquer coisa. Por quê?? Porque era um jabá disfarçado em dica de amiga. Aprendi com o meu erro. Precisaria ir até o blog da digníssima e proferir palavras para insultá-la? Definitivamente, não! Aqui também mora outra dica, vamos começar a separar o joio do trigo? Blogueiras que só fazem propaganda de produtos disfarçados em "dicas de muy amiga" também devem ser pesados em sua balança pessoal.

Diante de todo este auê todo, tirei uma lição muito importante. A Marina é uma lady. Diferentemente do que eu vejo blogosfera afora, ela aceitou TODOS os comentários contra a sua pessoa. Não bateu a boca com NENHUM ser mal-educado. Isto porque quem acompanha blogs de moda, maquiagem, sabe que há inúmeras blogueiras que apagam ou não aceitam os comentários que vão contra a sua pessoa. Pior, bloqueiam as pessoas no Instagram. Legal isso, né? #Sóquenão.

Portanto, o meu "modo de fazer" de hoje refere-se a como não idolatrar os blogueiros. "Reserve" a sua ira e coloque no freezer e deixe por lá. Se você quiser refazer a sua receita, pegue outro blog e leia. Veja se ele tem os ingredientes que lhe apetecem, separe eles e siga. Se a receita queimou no forno, jogue fora e comece novamente.

Por último, sugiro a leitura deste post da Cinthya Rachel. O post bem em linha com o que coloquei acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...