segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pão Branco, Simples e Direto

Eu sempre tive problemas em fazer pães. Eles ficavam horrorosos, ninguém comia. Um dia, tentei fazer fermento natural. Na verdade foram 4 tentativas. Assassinei 4 bichos vivos. Ainda não desisti. Como também não desisti da arte em assar pães. Sou uma assídua compradora de livros de gastronomia. Nesta minha compulsão, adquiri 4 livros ensinando os princípios básicos dos pães.
A foto não foi das melhores porque tirei à noite.

Li e reli muitos deles. Este em especial, foi fundamental e crucial para que eu perdesse o medo de assar pães e tivesse confiança nesta arte. Esse livro é especial em todos os sentidos. Discorre sobre todos os elementos usados no pão, sobre a importância, ensina o cálculo de percentual de cada um dos ingredientes, como sovar, como deixar crescer, enfim, eu amei o livro.
Em uma das partes mais sábias: "Não há erros. Você pode fazer diferente na próxima vez, porque você fez desta forma desta vez. Perfeito, mesmo que você diga MUITO disto, POUCO daquilo. É você e seja você mesmo". Tem como não amar em tão perfeita frase? Era uma frase que eu precisava ler e serve para o PÃO, para a esposa, para a mãe, para a profissional.

Assim, surge uma pessoa querendo melhorar a arte dos pães. Fácil? Não é. Exige amor, exige dedicação. Em uma arte de misturar farinha, água e fermento há de se ter paciência. Paciência para vê-lo crescer, para vê-lo assar e esfriar. Paciência é um dos atributos que preciso melhorar. Que tal começar pelo pão? Assim nasceu este pão branco, lindo, cheiroso em um domingo chato. Chato porque eu tinha tentado fazer croissants (Opa!) e eles foram morar no lixo. Antes de eu jogar o livro, que antecipadamente presumi ser uma droga, comecei pelo básico. E não é que o livro é bom mesmo?

Por que amei este livro? Porque as receitas são fáceis e pequenas. Não vou ter toneladas de pães em casa por 1 semana. Um pão pequeno foi suficiente para nós 3. Detalhe, a casquinha do pão ficou crocante, parecendo pão de padaria. 

Pão Branco, Simples e direto
Fonte: Aqui

Ingredientes:
300g de farinha de trigo
6g de sal
3g de fermento fresco/2g de fermento instantâneo
200g de água morna

-> Você usará uma fôrma pequena de bolo inglês untada com óleo

Modo de fazer:
Caso prefira, você pode usar a batedeira, como eu fiz.

1. Em uma tigela pequena, misture a farinha e o sal. Reserve. Esta será a sua mistura seca.
2. Em outra tigela grande, misture o fermento e a água.
3. Mexa até que o fermento esteja completamente dissolvido. Esta será a sua mistura úmida.
4. Adicione a mistura seca à mistura úmida.
5. Misture bem as duas com uma colher de pau. Então com a ajuda das suas mãos, misture bem até que forme uma bola.
6. Cubra a tigela.
7. Deixe repousar por 10 minutos.
8. Após 10 minutos, a massa está pronta para ser sovada. Retire uma porção da massa dos lados e leve-a para o centro da massa, pressionando. Vire a tigela e repita este mesmo processo. Repita 8 vezes. O processo todo demorará 10 segundos e a massa começará a resistir.
9. Cubra a tigela novamente e deixe repousar por 10 minutos.
10. Repita os passos 8 e 9 por duas vezes. Após a segunda sova, a massa resistirá bastante quando você puxa.
11. Após a 3a. sova, a massa começará a ficar macia.
12. Repita o passo 8 pela última vez.
12. Após a 4a.sova, você terá uma massa macia quando virar a tigela.
13. Cubra a tigela e deixe que cresça por 1 hora.
14. Quando a massa dobrou de volume, aperte delicadamente para que ela solte o ar.
15. Enfarinhe uma bancada com farinha.
16. Remova a bola de massa da tigela e coloque-a na bancada enfarinhada. Delicadamente amasse a massa para que fique ovalada.
17. Pegue o lado direito da massa e leve para o centro.
18. Pegue o lado esquerdo da massa e leve para o centro.
19. Pressione firmemente para unir a massa. Você terá uma massa retangular.
20. Agora é a parte de moldar a massa em forma de pão. Puxe e dobre 1/3 do retângulo em direção ao meio da massa. Pressionando.
21. Gire a massa 180° e faça a mesma coisa com o outro 1/3 da massa. Molde para que fique do tamanho de sua forma de pão.
22. Coloque a massa com o fecho para baixo.
23. Cubra a massa e deixe-a dobrar de tamanho, por 30/40 minutos.
24. Aproximadamente 20 minutos antes de assar, pré-aqueça o forno a 240°C, ou a temperatura mais alta que seu forno chega. Coloque uma fôrma no assoalho do forno para que ela aqueça. Pegue um copo d'água e deixe reservado.
25. Quando a massa terminou de crescer, retire a toalha que a cobriu.
26. Coloque o pão no forno pré-aquecido, jogue a água reservada na fôrma quente no assoalho do forno. Isto formará vapor. Este vapor fará com que o pão tenha uma casquinha crocante. Abaixe a temperatura para 200°C.
27. Asse por aproximadamente 35 minutos, ou até que esteja bem dourado.
28. Para saber se o pão está assado, bata com os nós dos dedos no fundo do pão. Você ouvirá um barulho oco. Caso não ouça, volte o pão para o forno. É melhor você ter um pão mais moreninho do que um pão cru.
29. Tire o pão da fôrma e coloque em uma grade para que esfrie completamente. Deixando na grade, o pão vai esfriar por completo. Contenha sua ansiedade para cortar. Se cortar o pão que acabou de sair do forno, você terá uma textura bem horrorosa - tipo embatumado.

- Agora vou explicar como fiz a minha versão na batedeira - 

1. Na tigela da batedeira, misture bem a farinha e o sal. Depois de bem misturado coloque o fermento. Como eu usei o instantâneo, ele se dispersou na mistura. Se usar o fresco, minha sugestão seria desmanchar em um pouco da farinha e da água.
2. Na batedeira em velocidade baixa, fui incluindo a água aos poucos. Contive minha vontade de colocar mais farinha, visto que a massa estava muito pegajosa. A massa ficou extremamente mole. 
3. Bati a massa até o ponto que eu esticava a massa e ela não quebrava. Chamamos de ponto de véu. Você pega um pedacinho da massa e vai esticando ela, até que ela fica bem fina, como se fosse um véu. Chegou neste ponto. Pode parar de bater a massa.
4. Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
5. Tire o ar da massa.
6. Na bancada enfarinhada moldei o pão a partir das instruções de número 17.
7. Pronto! Pão assado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...