quinta-feira, 25 de julho de 2013

Piadina

Piadina é um pão italiano super fácil de fazer. Ideal para o lanche de domingo a tarde ou para quando a fome bater. O que é legal na piadina é que não precisa de fermento fresco ou instantâneo de pão. Aquele fermento do bolo é que usaremos para prepará-la.

Quanto ao recheio, vale a sua criatividade. Aqui em casa costumamos fazer de kani-kama desfiado, tomate, mússarela de búfala, frios, patê de azeitona, atum ralado, etc.
Eu preparo as piadinas e deixo separado em pratinhos as possibilidades de rechear, aí cada um faz do seu gosto.
Só para constar nos livros - A Sofia prepara a dela! Ela adora rechear com kani-kama e tomatinho.

A receita deste livro que é uma das minhas paixões. Receitas fáceis e rápidas.

Na receita, ela usa 250g de farinha de trigo, nesta minha versão usei 175g de farinha de trigo e 75g de farinha de trigo integral.

Piadina
Rendimento: 8 piadinas

250g de farinha de trigo, mais um pouco para abrir a massa
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de manteiga em temperatura ambiente cortada em cubinhos
50ml de leite
50ml de água morna

Recheio: Conforme sua gosto/criatividade.

Modo de fazer:

1. Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio.
2. Na tigela da farinha, coloque a manteiga. Esfregue a manteiga com a ponta dos seus dedos, até que a mistura pareça uma areia úmida. Então incorpore o leite e a água morna nesta mistura. Sove a massa,  até que tenha formado uma bola.
3. Uma vez que a massa tenha se formado, coloque a massa em uma bancada e coloque uma tigela de cabeça para baixo. Deixe que a mistura descanse por pelo menos 5 minutos, enquanto você prepara os recheios.
4. Divida a massa em 4 (veja bem, eu sempre divido em números maiores 6, 8) e em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em discos de 20cm com a espessura aproximada de 3,4mm. - Eu nunca consigo fazer um disco perfeito - saí mapa do Brasil, coração - menos formatos redondos :(
5. Em uma frigideira ou em uma chapa de ferro (eu uso esta minha chapa que amo com todas as forças!) em fogo médio-alto até que esteja bem quente. Não há necessidade de untar com óleo, manteiga ou azeite.
6. Coloque um disco de piadina na panela e cozinhe por 3, 4 minutos em cada lado, até que a massa esteja dourada. Se usar uma frigideira, bolinhas irão aparecer. Se usar a chapa, a massa ficará marcada, como a minha.
7. Repita com toda a massa. Enquanto estiver assando, deixe a massa assada em um prato, coberto com um pano de prato para manter aquecido.
8. Recheie de acordo com o seu gosto. 

- Obs. Quando faço, sempre sobra massa. Eu guardo em um saco fechado na geladeira e tento usar no dia seguinte. Deixo fora da geladeira por uns 10 minutos até que eu consiga manusear a massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...