sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cookies porque eu nunca tinha postado uma receita antes...

Eu não tinha me dado conta que algumas receitas estavam faltando por aqui. Uma delas é cookie. Tão fácil de fazer, mas por alguma razão "inconscientemente" desconhecida, eu não fiz.

Eu fui revirar os livros para ver uma receita que fosse gostosa. Achei esta da Tia Martha. O cookie em si é realmente muito bom. Sem exageros! Parece até uma bolacha conhecida. Mas o recheio... Sinto em dizer, achei extremamente doce. Tão doce a ponto da Sofia não querer comer o recheio e comer só o cookie. Eu mal consegui comer um.  Vale a pena pelo cookie, só.






Olha, esta é a minha opinião, sem imposição! Pessoas que adoram doce, com certeza irão se apaixonar.

Para o recheio fiz metade do que está no livro,  e foi mais do que suficiente para cobrir uma fornada inteira de cookies.

Biscoitos Recheados
Fonte: Deste livro
Rendimento: Não me lembro ao certo, mas com certeza foram mais de 30 unidades

Ingredientes:

1 xic + 1/4 xic de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 xic + 1/2 xic de açúcar refinado (mais um pouco para achatar os cookies)
150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo grande em temperatura ambiente

Modo de Fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma tigela, peneire juntos a farinha de trigo, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal.
2. Na tigela da batedeira, com a raquete, bata muito bem a manteiga com o açúcar até que fiquem bem cremosos e pálidos - aprox. 2 minutos. Adicione o ovo e bata. Com a batedeira em velocidade baixa, gradualmente adicione a mistura da farinha. Continue batendo até a farinha estar incorporada.
3. Usando uma colher de sobremesa, faça bolinhas e coloque em uma assadeira com papel manteiga. (eu comprei estas assadeiras, primeiramente fiz usando teflon, na 3a.ou 4a.fornada, eu comecei assar sem o teflon e não grudou). Com a ajuda de um cálice ou copo pequeno, passe o fundo do copo em um pouco de açúcar refinado e aperte até eles ficarem mais finos. Remova o copo com cuidado.
4. Transfira para o forno e asse até os cookies estarem firmes - aproximadamente 12 minutos. Quando você tirar do forno, eles ainda estarão moles. Espere um pouco para firmar, para então removê-los para uma grade para esfriarem completamente.
5. Coloque o creme de baunilha em um saco de confeitar com o bico perlê - usei o bico nr.12. Coloque o recheio em um dos cookies - aproximadamente 1 colher de chá. Delicadamente cubra com outro cookie.
6. Os cookies ficam bem por 2 dias em um recipiente fechado. Após este período eles ficam moles.


Creme de baunilha
(fiz 1/2 receita e foi suficiente para a fornada inteira)

113 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente.
1/2 xícara de gordura vegetal
3 xíc + 1/2 xíc de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de Fazer:

1. Na batedeira, bata muito bem até ficar em consistência cremosa a manteiga e a gordura vegetal. Diminua a velocidade, gradualmente adicione o açúcar de confeiteiro e continue batendo até ficar fofo - aprox.2 minutos. Adicione a baunilha e bata para incorporar. Deixe em temperatura ambiente até que esteja pronto para usá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...