Esta receita posso dizer com certeza que é de família. Não que vocês já não tenham visto em outros blogs, mas simplesmente porque veio por tradição da minha bisa que era espanhola. A mãe do meu avô veio da Espanha, ela dizia que era de Granada, mas não sabemos ao certo, porque ela ficou velhinha e completamente confusa com fatos, nomes e idade. Ela morreu com 95 anos. Ela ensinou para a minha avó que é italiana. Por sua vez, minha avó ensinou a minha mãe, que me ensinou.
Uma coisa posso garantir a vocês, a fritada da minha avó é 1.000.000 vezes melhor que a minha. Ela vira na frigideira como se fosse panqueca. Eu não consigo, por este motivo que na minha casa, a fritada vai para o forno para terminar o cozimento. A minha mãe também consegue virar, mas em um prato e volta para a frigideira para terminar de cozinhar o outro lado. Já tentei virar em prato e fiz uma lambança na cozinha, onde a fritada se desmanchou. Então fica a dica, se você for habilidosa o suficiente para virar como a minha avó, beleza. Se a sua habilidade for mediana, vire em um prato raso. No entanto, se você for destrambelhada como eu, tenha uma frigideira que possa ir ao forno e lá termine o prato.
Esta fritada é super prática, a original ensinada pela minha avó é com batatas, mas você pode utilizar espinafre refogado em alho. Já fiz assim, e o marido aprovou.
A receita e bem simples, vamos lá.
Ingredientes:
- Para cada batata média que você for utilizar, utilize um ovo - Dica de mamis que eu nunca mais esqueci.
cebola a gosto (sempre uso 1 inteira, odeio que fiquem metades na geladeira)
sal, pimenta a gosto
óleo ou azeite para refogar
Modo de fazer:
1) Caso tenha um mandolim, utilize-o para cortar as batatas em fatias bem finas. Se não tiver um mandolim, corte em fatia o mais fina que conseguir.
2) Para que a batata não escureça, coloque em uma vasilha com água.
3) Corte as cebolas em rodelas finas ou em meia-luas (divida a cebola ao meio e corte-as)
4) Após ter cortado as batatas, seque-as muito bem com um pano de prato limpo ou em papel toalha.
5) Em uma frigideira comece fritando as cebolas até que elas murchem bem.
6) Coloque as batatas e frite-as bem até que elas estejam bem molinhas. Tempere com sal e pimenta.
7) Em uma tigela grande, bata os ovos como se fosse para fazer uma omelete.
8) Quando as batatas estiverem bem molinhas, desligue o fogo. Coloque as batatas sobre a mistura de ovos. Mexa bem, para que os ovos não comecem a coagular na tigela.
9) Coloque a mistura de ovos + batatas de volta na frigideira, vá fritando. Aqui o termo é PACIÊNCIA. Com uma espátula, vá soltando a mistura que começa a coagular em volta da panela e girando a frigideira de forma que a mistura líquida de ovos vá para as beiradas e possa cozinhar também. Vá fazendo isto até que você veja que a maior parte da mistura já tenha cozinhado. Deixe cozinhando em fogo baixo até que a mistura do centro comece a endurecer.
10) Aqui vale a introdução. Você pode virar a fritada como a panqueca ou em um prato e retomar para que o lado de cima também cozinhe ou então levar ao forno para que ela termine de cozinhar. 10/15 minutos em forno de 180° é o suficiente, você verá que o centro dela irá crescer.
11) Coloque em um prato e sirva.
Para fazer com espinafre, frite o espinafre com azeite e alho ou do seu modo e utilize no lugar das batatas. Caso queira incrementar, pode colocar um queijo para uma refeição com mais sustância.
Muito bom!!!! Fiz e ficou ótimo.
ResponderExcluir