Geralmente às sextas-feiras, gosto de deixar uma receita para que vocês aproveitem para fazer no fim-de-semana. Normalmente seria um doce, mas vou dar uma sugestão que serve para a sexta, sábado, domingo chuvoso, feriado…
Cansou do delivery da pizza? Que tal fazer a sua própria massa? Não demora uma eternidade e é bem mais saudável. Preparei em aproximadamente 2 horas, desde o preparo da massa, descanso, molho e assar. Acho que é um bom custo benefício, além de que é super mais saudável. Ademais, você consegue personalizá-la. Aqui em casa, o tradicional reina. Esta pizza foi para agradar uma ocidental, um oriental e uma mestiça. Por isto que nomeei pizza globalizada. Fique à vontade para usar a sua criatividade.
Massa de Pizza
Receita da massa retirada daqui, o molho é uma sugestão minha
* No livro, há a sugestão de utilizar 1/3 ou 1/2 de farinha de trigo integral para uma pizza mais saudável, nunca fiz porque a galera não curte. Mas, não excederia 95 gramas de farinha integral, pois a massa ficaria dura e pesada *
Ingredientes:
1/2 xícara de água morna
1 1/4 de colher de chá de fermento instantâneo para pão
190 gramas de farinha de trigo + um pouco para abrir a massa na bancada
1 colher de chá de sal
Azeite
Sugestão para o Molho de tomate:
1 lata de tomate pelatto
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de vinagre
sal e pimenta a gosto
Sugestão para Cobertura:
Queijo muçarela ralada
Tomate cortado em fatias
Milho
Catupiry
Modo de fazer a massa da pizza:
Ligue o forno na temperatura média 100°C/ 110°C por 5 minutos; então desligue.
Usando a mão: coloque a 1/2 xícara de água morna em uma tigela grande, polvilhe o fermento instantâneo e deixe agir por 5 minutos. Adicione a farinha de trigo, o sal e misture com uma colher de pau até que forme uma bola. Vire a massa em uma bancada levemente enfarinhada e sove a massa por 5 minutos; ou até que você tenha uma massa macia e elástica.
Usando a batedeira com o gancho: coloque 1/2 xícara de água morna na tigela da batedeira e polvilhe com o fermento instantâneo e deixe agir por 5 minutos. Adicione a farinha, o sal e ligue a batedeira na velocidade média até que forme uma bola. Diminua a velocidade para baixa e bata por 5 minutos, deixando que o gancho bata a massa até obter uma massa elástica.
- Usando a batedeira, percebi que a massa estava muito seca, acabei colocando um pouquinho mais de água -
Em ambos os métodos: Coloque o azeite em uma tigela e unte-a. Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico. Coloque no forno previamente aquecido. Deixe a massa por 30 minutos ou até que tenha dobrado de volume. Retire a massa e coloque na bancada levemente enfarinhada.
Neste momento, seria interessante ligar o forno na maior temperatura que ele chegar. Aqui em casa o termostato indica 260°.
Abra a massa conforme você preferir, eu abri em uma assadeira 22x33, mas achei que a massa ficou um pouquinho grossa. Use um rolo para abrir conforme seu gosto. Espalhe na assadeira fubá. Coloque a massa da pizza na assadeira. Coloque o molho de tomate, deixando uma borda de aproximadamente de 1cm.
Faça a sua cobertura predileta. Leve ao forno até que as bordas estejam assadas.
A cobertura da foto foi feita da seguinte forma:
1/3 milho coberta com muçarela
1/3 muçarela ralada
1/3 muçarela ralada coberta com tomate em fatias
Modo de fazer o molho de tomate:
1) Corte a cebola e o alho em cubos pequenos.
2) Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola e o alho até que estejam perfumados.
3) Coloque os tomates pelattos na panela. Amasse-os com as mãos. Eles ficaram em pedaços menores. Caso não queira fazer esta lambança, pique-os em uma tábua.
4) Para retirar a acidez do tomate eu sempre uso o açúcar mascavo e uma colherzinha de vinagre.
5) Tempere com sal e pimenta.
6) Deixe que o molho apure por 15'/20'.
7) Caso sobre molho você poderá utilizar em outra preparação ou congelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!