sexta-feira, 7 de março de 2014

Bolo de Ameixas, Côco e Limão

Eu não sou fã de ameixa. Gosto da ameixa seca. Mas da fruta? Não é uma fruta que me agrade. Já disse antes, aqui, que gostei de usar a ameixa fruta em preparações doces.



Este bolo me chamou a atenção. O livro comprei quando estive em Londres, em um lugar que é pura tentação para os amantes da cozinha. Cooks for Books. Um misto de livraria com um restaurante. Infelizmente, cheguei ao fim do dia, quando a loja estava quase fechando. Os livros vendidos da loja não tem foto, portanto, é uma surpresa de como ficará a sua preparação. Eu comprei 3 livros, afirmo que me arrependi até o último fio de cabelo. Deveria ter comprado todos os disponíveis. Também havia prometido ao Boss que não compraria muitos livros ou coisas de cozinha. Nem preciso dizer que eu quebrei a promessa, né??? O Boss já saiu de casa avisando que não carregaria as minhas bugigangas culinárias em sua diminuta mala. Então, tenho sempre que diminuir em roupas/sapatos, para trazer os meus pertences.

Pensem em um bolo cheiroso. Perfumado.. Pronto, ele está aqui. A receita é muito fácil.

Bolo de Ameixas, Côco e Limão
Receita de um livro da Cooks for Books.

Para o bolo:
175 g de manteiga em temperatura ambiente
175 g de açúcar refinado
3 ovos grandes
175 g de farinha de trigo
150 g de côco desidratado
2 colheres de chá de fermento em pó
raspas de 3 limões (usei siciliano)
5 pequenas ou 4 grandes ameixas, cortadas ao meio

Para a calda:
200 g de açúcar granulado
100 ml de água
suco de limões (preferi coar o suco)

Modo de fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°.  Unte com manteiga e com farinha de trigo uma fôrma de 24cm de fundo falso.
  2. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura leve e cremosa. Vá colocando os ovos, um por vez, colocando um pouco de farinha após acrescentar o ovo, para que a mistura não tenha a aparência de talhada.
  3. Com a batedeira desligada, acrescente o restante da farinha de trigo, o côco desidratado, o fermento em pó e as raspas de limao. Bata o suficiente para incorporar. Se preferir, inclua a mistura com a ajuda de um fuet.
  4. Coloque a massa do bolo na assadeira preparada.
  5. Arrume as ameixas dividadas ao meio, com as metades colocadas para cima e a pele para baixo. Não se preocupe em acertá-los, pois a mistura irá crescer. A ideia aqui é que um pouco das ameixas apareçam na massa.
  6. Asse até que os lados do bolo tenham se soltado da assadeira e um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
  7. Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Coloque o açúcar e a água em uma panela em fogo médio. Deixe até que o açúcar se dissolva para formar uma calda transparente. Aumente o fogo, e leve para que ferva, por aproximadamente 2 minutos. Retire do fogo. Deixe que esfrie um pouco, para então adicionar o suco de limao.
  8. Retire o bolo do forno e o coloque em uma grade para esfriar. Em baixo da grade, coloque uma assadeira, para recolher a calda que poderá cair. Imediamente após o bolo sair do forno, coloque a calda sobre o bolo quente e deixe até que a calda tenha sido absorvida, aproximadamente 2 minutos. Deixe o bolo ficar morno, para então desenformá-lo.
  9. Caso prefira, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o bolo. Consuma morno ou em temperatura ambiente.

2 comentários:

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...