segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bifum Vegetariano à minha moda

Eu já disse que sou viciada por programas de cozinha? Se eu não disse, vocês acabaram de descobrir mais uma das minhas manias. Adoro de paixão. Tem programa que também odeio com todas as minhas forças. No canal GNT (TV fechada) tem um programa do chef Claude Troigros chamado Que Marravilha! A Revanche! Em linhas gerais, o programa consiste que uma família ensine um prato ao Claude e ele terá que reproduzir. Com um único detalhe, a família dá nota ao prato preparado pelo Claude. Geralmente os pratos são preparados por ele e pelo sub-chef, o Batista. O Batista é aquela pessoa fofa que você gostaria de pôr na sua cozinha. Muitas vezes a forma com que o Claude fala com ele, meio irritado, nervoso,  me deixa na dúvida se é proposital ou ensaiado. Também fico desconfiada  se o Claude fica p*$^  de verdade ou se é só encenação, quando algo dá errado. Se bem conheço francês (passei uma temporada trabalhando com eles) e chefs de cozinha, é bem provável que nem tudo seja um teatrinho.

Na última 5a.feira, o episódio foi feito por uma família de chineses. O prato ensinado foi bifum. Bifum é um macarrão de arroz. Para àqueles que são intolerantes ao glúten, é uma ótima forma de substituição.   Dizem também, que o bifum é excelente para quem está em dieta. Não sei confirmar.




Eu tinha um pacote aqui em casa aberto, porque uma vez eu fiz sopa com ele. Lembrei dele e resolvi pôr a mão na massa, do meu jeito. 

A receita é super rápida, a minha dica aqui é para que você deixe todos os legumes/vegetais cortados e separados porque o prato é vapt-vupt.

Vamos para a receita???

Bifum com legumes
Rendimento: 4 porções bem generosas

Ingredientes:
1/4 de pacote de bifum (vende em lojas de produtos japoneses, eu também já vi em um supermercado que só tem gente feliz).
1 dente de alho picadinho
1 pedaço de gengibre picadinho
1 cenoura cortada em tiras
5 folhas de acelga (pode usar repolho) picadas
um punhado de cogumelos shitake secos hidratados (*) (se preferir, use o in natura).
1 ovo batido
sal, pimenta, glutamato monossódico a gosto
molho de soja a gosto
óleo de soja

Modo de fazer:

(*) Para hidratar o shitake, coloque em uma tigela o shitake com bastante água. No momento que for usá-lo, retire e aperte para drenar a água.

1) Hidrate o bifum. Coloque bastante água em uma panela e leve a fervura. Coloque o macarrão em uma tigela. Quando a água estiver fervendo, coloque na tigela. Deixe que o macarrão hidrate. A embalagem e a chinesa disseram 1 minuto, sinceramente, eu deixei mais. Em seguida, coloque sob água fria, para cessar o cozimento. Reserve. Tempere o bifum com molho de soja a gosto.

2) Em uma frigideira grande ou wok, coloque um pouco de óleo para esquentar. Coloque o ovo batido e mexa para quebrar em pedaços grandes. Retire da wok e reserve.

3) Na mesma frigideira, não é preciso lavar! Coloque mais um pouco de óleo. Frite o alho e o gengibre.
Coloque a cenoura e deixe que ela dê uma fritada.

4) Coloque o shitake e deixe que dê uma fritada, juntamente com a cenoura. Coloque as folhas de acelga picadas. Deixe amolecer um pouco.

5) Volte à panela: o bifum hidratado e parcialmente temperado com o molho de soja, e o ovo. Misture bem com os ingredientes da panela. Dê uma refogada rápida. Caso ache necessário, coloque sal, pimenta e mais molho de soja.

6) Sirva imediatamente. Pode-se colocar cebolinha para enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...