quarta-feira, 19 de junho de 2013

Madeleine de Limão

Madeleine são estes bolinhos lindos, delicados e assados em uma fôrma de concha. São basicamente feitos com ovos, açúcar, farinha, manteiga derretida e aromatizados com limão ou laranja, há inúmeras variações dentro do espectro culinário.

As madeleines foram imortalizadas por Marcel Proust em seu livro Em Busca do Tempo Perdido. Há versões conflitantes para o surgimento das madeleines. Segundo a Larousse Gastronomique, madeleines originaram através das mãos do chef patissêrie do príncipe de Talleyrand, Chef Jean Avice, o qual decidiu assar pequenos bolos gênoise em formas de aspic. Outra versão, dá conta que na cidade de Commercy, na França havia uma linda garota chamada Madeleine, que trabalhava para o rei da Polônia, Stanislaw Leszczynski. O rei gostava tanto do bolinho por ela preparado que o nomeeou assim. Ah, o que este  Stanislaw Leszczynski tem a ver? Ele era o pai de Marie, jovem que se casou com Louis XV e desta forma levou os bolinhos para as cortes de Versalhes.

Independente de qual tenha sido a história, esta receita me lembra muito um chá da tarde francês, com mil iguarias e servidos nas cortes. Alguém assistiu ao filme Maria Antonieta de Sofia Coppola? Para mim é aquele glamour todo.

Se você não tiver as forminhas de concha, faça com de cupcakes. A receita é muito simples e saborosíssima.Tenho dois tipos de fôrmas. Uma de alumínio que é preciso untar com manteiga e enfarinhar. E as outras são de silicone. Particularmente, prefiro as que são assadas na fôrma de alumínio, acho que fica uma casquinha crocante, as de silicone deixam com um aspecto mais seco. Enfim, é gosto.

Receita simples e deliciosa! Esta é a receita tradicional, há inúmeras variações, ainda continuo apostando que a tradicional é a que possui um sabor fino e delicado.

Madeleine Tradicional
Receita daqui
Rendimento: 16 madeleines assadas em formas com capacidade de 30ml

Ingredientes:

2/3 xícara de farinha de trigo
3/4 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar
raspas de 1 limão
2 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres de chá de extrato de baunilha
90 gramas de manteiga sem sal, derretida e fria

Açúcar de confeiteiro para peneirar

Modo de fazer:

1) Peneire em uma tigela: farinha de trigo, fermento em pó e o sal.
2) Em uma tigela grande coloque o açúcar e as raspas de limão. Com os seus dedos esfregue as raspas de limão até que o açúcar fique com cheiro de limão. Adicione os ovos.
3) Com a ajuda de um fouet ou de um mixer (usei uma batadeire), bata os ovos com o açúcar na velocidade média-alta até que a mistura esteja esbranquiçada, leve - 2 a 3 minutos. Adicione a baunilha.
4) Com a ajuda de uma espátula, coloque os ingredientes secos (mexa sempre de baixo para cima). Adicione a manteiga derretida.
5) Coloque um papel filme em cima desta mistura e leve a geladeira por pelo menos 3 horas, até no máximo 2 dias. Este período de refrigeração fará com que a massa fique com calombos, característico das madeleines.
6) Aqueça o forno a 200°C. Se estiver usando formas de alumínio, unte com manteiga e farinha de trigo, se usar as formas de silicone, esta etapa pode ser pulada.
7) Coloque uma colher de sopa aproximadamente nas formas e leve ao forno por 11, 13 minutos. Até que o topo esteja dourado. Retire do forno, espere uns minutos e retire as madeleines da fôrma. Coloque-as em uma grade para esfriar.
8) Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Eu acho melhor comê-las no dia em que preparo. Comer morno é a melhor coisa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...