segunda-feira, 13 de maio de 2013

Polenta (o jeito mais fácil de fazer) com ragú de cogumelos

Quem costuma seguir as Segundas Sem Carne, vai gostar desta opção de polenta. Super nutritiva e muito saborosa. Eu optei por não comer carne, o meu início começou com esta campanha. Então, já que hoje é segunda-feira, segue uma receita para quem gostaria de seguir a campanha, mesmo que seja SÓ às segundas-feiras!



Você costuma fazer polenta? Não?? Eu também não costumo, apesar do meu marido ser fã. Detesto  usar a polenta instantânea disponível nos supermercados, acho que não é original. Mas, espera, o que eu vou ensinar aqui também não é o jeito original das mammas italianas em prepararem a polenta. Por favor, não contem para a minha avó, ok? Acho que ela iria reclamar muito. De antemão, informo que esta forma  não é a mais rápida, mas também você não perderá o seu braço mexendo na panela.

Eu não coloquei fé quando a professora no Eataly disse que a polenta poderia ser feita desta forma. Juro que fiquei muito ressabiada, resolvi tentar e não só é possível, como também muito saborosa.

Receita básica da Polenta
xícara medidora de 240ml
Rendimento: 4 porções bem generosas

Para cada xícara de fubá, use 4 xícaras de água.
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Parmesão, pecorino a gosto
(na minha receita usei 1 1/2  xícara de fubá mimoso x 6 xícaras de água)

Modo de fazer

1) Coloque em uma tigela grande que possa ir em banho maria, o fubá, a água, sal e pimenta a gosto.


2) Misture com ajuda de um fouet ou colher.
3) Em uma panela grande que caiba a tigela, coloque água. Não é preciso encostar na tigela.
4) Leve em fogo alto, até que você perceba que a água da panela está fervendo. Fique de olho para se certificar que a água do banho maria não secou. Caso seque, reponha com mais água quente.
5) Abaixe o fogo, para médio-alto.
6) Cubra a tigela com papel alumínio.
7) De tempos em tempos, mexa a mistura da tigela.
8) Deixe por aproximadamente 45'cozinhar (a textura da minha polenta ficou de mole para firme)


9) Coloque a manteiga e sirva com queijo parmesão e o ragú de cogumelos.

Ragú de Cogumelos

1 embalagem pequena de cogumelos paris frescos cortados em lâminas finas
1 embalagem de shitake retire o talo e corte em fatias finas. (*)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
2 tomates sem pele e sementes picados em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de extrato de tomate (foi aproximado, tinha sobrado de outro prato e aproveitei) dissolvidos em um pouco de água morna
1/2 xícara de vinho branco seco (opcional)
tomilho a gosto
sal e pimenta a gosto
azeite

Modo de fazer

1) Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Acrescente o alho e deixe dar uma douradinha.
2) Acrescente o cogumelo paris. Dê uma refogada rápida.
3) Caso esteja usando o vinho branco, acrescente o vinho e deixe evaporar.
4) Acrescente o tomate picadinho. Deixe que ele comece a se desmanchar.
5) Acrescente o extrato de tomate dissolvido na água morna. Coloque as folhinhas de tomilho.
6) Deixe cozinhando em fogo mínimo até que a água tenha reduzido.
7) Acrescente o shitake e deixe só uns minutinhos. O suficiente para ele ficar mole.
8) Coloque sal e pimenta a gosto.
9) Sirva sobre a polenta.

(*) Eu uso os talos dos shitakes para incrementar o meu caldo de vegetais.

Bom apetite!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...