sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cheese Cake de Morangos para Tolos

O título acima não é nenhum bullying contra você, leitor. Simplesmente é o modo de preparar este cheese cake que é muito fácil e é a prova de bizarrices culinárias. Diria mais, é uma sobremesa chique para servir em jantares chiques ou românticos. Você nem precisaria dizer que é um cheese cake para tolos.. Totalmente desnecessário, de verdade.

Se você tiver as taças flûtes e quiser usar, acho que fica muito mais bonito. Nesta receita, que foi dobrada, utilizei 9 copinhos americanos e 3 taças de vinho branco.  O que realmente importa é servir em um copo de vidro, porque os seus convivas iniciarão a degustação pelo visual.

Em algum post do passado, eu falei que tentaria diversificar as opções de testes culinários, utilizando os meus diversos livros. Este livro eu comprei baseado em alguma indicação de algum blog. O livro tem receitas facílimas, porém, preciso dizer que fiquei extremamente desapontada com as conversões de xícaras/gramas. Isto aconteceu na parte do açúcar. Dou preferência em pesar os alimentos, ao invés de usar xícaras, quando a receita assim expressa. Mas, infelizmente, quando fui pesar a quantidade informada em xícaras, a quantidade em gramas não estava exata. :(. Fiquei louca! No que confiar? Fui no meu instinto culinário, e por sorte, apesar de ter dobrado a receita não ficou enjoativo.

Cheese Cake de Morangos para Tolos
Xícara medidora de 240ml
Rendimento: 6 porções

Ingredientes para a caldinha de morangos
4 xícaras de morangos (aprox. 455 gramas)
2 colheres de sopa de açúcar granulado
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de sopa de suco de limão fresco

Ingredientes para a farofinha de bolachas
55 gramas de bolacha maisena ou outra bolacha digestiva (1)
1/4 xícara de açúcar mascavo (2)
1 pitada de canela em pó

Ingredientes para o creme de cream cheese
3/4 xícara (175ml) de creme de leite fresco
170 gramas de cream cheese macio
1/4 xícara de açúcar granulado (2)
1 pitada de sal
1/4 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer a caldinha de morangos:

  1. Divida os morangos em quatro, se forem muito grandes, aconselho a diminuir o tamanho.
  2. Em uma panela média/grande, misture o açúcar granulado e o amido de milho. Coloque os morangos partidos na panela. Adicione o suco de limão fresco. Mexa ocasionalmente, deixando que o morango libere os sucos por aproximadamente 15 minutos.
  3. Coloque a panela em fogo baixo e cozinhe por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Eu deixei um pouquinho mais, até que os morangos ficassem mais molinhos.
  4. Transfira a mistura para uma tigela, cubra e leve para a geladeira por aproximadamente 1, 2 horas.
  5. Assim que os morangos estiverem gelados, coloque uma peneira sob uma tigela e coloque a mistura dos morangos na peneira. Não é preciso drenar todo o líquido. Drene o suficiente até obter 1/4 de xícara de suco de morango. Reserve.
Modo de Fazer a farofa:
  1. No liquidificador usando o "pulsar", coloque as bolachas, o açúcar e a canela. Pulse até obter uma farofinha, um pó. Reserve.
Modo de Fazer o creme de cream cheese:
  1. Em uma tigela, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly. Reserve.
  2. Em uma tigela grande, combine o cream cheese, o açúcar, o sal e a baunilha. Bata até obter uma mistura macia (eu fiz com uma colher).
  3. Com a ajuda de uma espátula, incorpore o creme de leite fresco à mistura do cream cheese.
  4. Retire aproximadamente 1/2 xícara do creme de cream cheese/chantilly e  reserve. Na quantidade de creme maior que ficou na sua tigela, acrescente o suco de morango reservado (item 5 acima). Você obterá um creme rosado. Reserve.
Montagem da sobremesa:
  1. Utilize 6 taças flûte ou outro copo alto de vidro.
  2. Inicie a montagem de cada taça colocando 1 colher de sopa da caldinha de morangos, na sequencia, coloque 1 colher de sopa da farofinha de bolacha, adicione na sequência 3 colheres de sopa de creme rosado, siga com uma colher de farofa e outra de morangos. 
  3. Finalize com uma colher do creme de cream cheese branco e do cream cheese rosado. Coloque um pouquinho de farofa para decorar. Leve a geladeira por pelo menos 30 minutos e sirva.
Considerações:

(1) 55 gramas de bolacha maisena ou outra bolacha digestiva: Aqui eu utilizei exatamente a quantidade pedida, porque a nossa bolacha maisena provavelmente não tem o mesmo peso da bolacha solicitada na receita.

(2) 1/4 xícara de açúcar mascavo /  açúcar granulado: Apesar de ter dobrado a receita, eu deixei a receita com a quantidade de xícaras solicitadas. 

Tempo de Preparo:
(1) Caldinha de morangos: 1h30
(2) Farofinha: 5 minutos
(3) Creme de Cream Cheese: 10 minutos
(4) Montagem + tempo de geladeira: 45 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...