sexta-feira, 7 de março de 2014

Bolo de Ameixas, Côco e Limão

Eu não sou fã de ameixa. Gosto da ameixa seca. Mas da fruta? Não é uma fruta que me agrade. Já disse antes, aqui, que gostei de usar a ameixa fruta em preparações doces.



Este bolo me chamou a atenção. O livro comprei quando estive em Londres, em um lugar que é pura tentação para os amantes da cozinha. Cooks for Books. Um misto de livraria com um restaurante. Infelizmente, cheguei ao fim do dia, quando a loja estava quase fechando. Os livros vendidos da loja não tem foto, portanto, é uma surpresa de como ficará a sua preparação. Eu comprei 3 livros, afirmo que me arrependi até o último fio de cabelo. Deveria ter comprado todos os disponíveis. Também havia prometido ao Boss que não compraria muitos livros ou coisas de cozinha. Nem preciso dizer que eu quebrei a promessa, né??? O Boss já saiu de casa avisando que não carregaria as minhas bugigangas culinárias em sua diminuta mala. Então, tenho sempre que diminuir em roupas/sapatos, para trazer os meus pertences.

Pensem em um bolo cheiroso. Perfumado.. Pronto, ele está aqui. A receita é muito fácil.

Bolo de Ameixas, Côco e Limão
Receita de um livro da Cooks for Books.

Para o bolo:
175 g de manteiga em temperatura ambiente
175 g de açúcar refinado
3 ovos grandes
175 g de farinha de trigo
150 g de côco desidratado
2 colheres de chá de fermento em pó
raspas de 3 limões (usei siciliano)
5 pequenas ou 4 grandes ameixas, cortadas ao meio

Para a calda:
200 g de açúcar granulado
100 ml de água
suco de limões (preferi coar o suco)

Modo de fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°.  Unte com manteiga e com farinha de trigo uma fôrma de 24cm de fundo falso.
  2. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura leve e cremosa. Vá colocando os ovos, um por vez, colocando um pouco de farinha após acrescentar o ovo, para que a mistura não tenha a aparência de talhada.
  3. Com a batedeira desligada, acrescente o restante da farinha de trigo, o côco desidratado, o fermento em pó e as raspas de limao. Bata o suficiente para incorporar. Se preferir, inclua a mistura com a ajuda de um fuet.
  4. Coloque a massa do bolo na assadeira preparada.
  5. Arrume as ameixas dividadas ao meio, com as metades colocadas para cima e a pele para baixo. Não se preocupe em acertá-los, pois a mistura irá crescer. A ideia aqui é que um pouco das ameixas apareçam na massa.
  6. Asse até que os lados do bolo tenham se soltado da assadeira e um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
  7. Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Coloque o açúcar e a água em uma panela em fogo médio. Deixe até que o açúcar se dissolva para formar uma calda transparente. Aumente o fogo, e leve para que ferva, por aproximadamente 2 minutos. Retire do fogo. Deixe que esfrie um pouco, para então adicionar o suco de limao.
  8. Retire o bolo do forno e o coloque em uma grade para esfriar. Em baixo da grade, coloque uma assadeira, para recolher a calda que poderá cair. Imediamente após o bolo sair do forno, coloque a calda sobre o bolo quente e deixe até que a calda tenha sido absorvida, aproximadamente 2 minutos. Deixe o bolo ficar morno, para então desenformá-lo.
  9. Caso prefira, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o bolo. Consuma morno ou em temperatura ambiente.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um Jantar Mexicano

O dia em que resolvi fazer um jantar mexicano…

Quando eu resolvo fazer alguma coisa especial, preciso chamar umas cobaias...  Isto porque às vezes é tanta comida, que se não tiver umas bocas a mais, fatalmente teremos comida no lixo.

Teve um dia, que resolvi fazer um jantar mexicano. Não poupei esforços. Fiz uma noite super legal, com muita coisa boa. Vou postando aos poucos porque são várias receitas. As receitas vieram da internet, não tinha nenhum livro com fonte boa de inspiração. Tirando a guacamole que foi de olho, as demais foram com a ajuda da Internet.

Vou começar por um molho de pimenta que fiz que surpreendemente fácil e muito gostoso.


Eu fiz meia receita.


Não vou copiar a receita, para não duplicar no Google. Só vou colocar umas dicas pessoais.

  • Usei só dedo de moça. Para não ficar muito picante, retirei as sementes. Use uma luva de látex para esta tarefa. A ardência da pimenta pode machucá-la.
  • Usei 1 cebola pequena inteira.
  • Apesar de demorar para o óleo subir, não desanime. O molho vale muito a pena!
  • Eu não tinha vidrinhos pequenos para a minha pequena receita. Deixei em uma tigela na geladeira. Em um dia que queria comer a minha pimentinha com feijão, percebi que a moça que trabalha comigo deu fim. Pelo que eu tinha lido, quando mais velha, melhor. Não consegui ter este privilégio!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...