quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Jogo de Panelas V: 4º Dia – Ricardo – Viagem ao Mundo das Artes

 

Nest post aqui eu já havia manifestado quanto a minha preferência no reality. Chegou a vez do meu escolhido em servir um jantar aos concorrentes.

Ricardo preparou um jantar sem muitas “invencionices”, se esmerou nos detalhes e apostou na criatividade. Como ele é um artista plástico, a casa dele é um acervo e com isto já criou a decoração para o jantar.

O jantar dele foi clássico e eu apostaria nos mesmos ingredientes para agradar a gregos e troianos.~

Entrada: Salada Monet
Prato Principal: Rosbife Miró
Sobremesa: Morangos à moda Gauguin
 
Considerandos:

Salada Monet: salada de folhas verdes variadas com molho vinagrete básico. Não vamos confundir o nosso “vinagrete” servido nos churrascos com tomate, cebola e salsinha com o vinagrete básico para saladas (1 parte de ácido, entenda por limão, vinagre, laranja e 3 partes de azeite, óleo). Vou falar sobre isto em um post futuro. Para dar crocância ele usou nozes e decorou com flores comestíveis. A disposição da salada e apresentação estavam impecáveis.
Ele disse que um segredo para o vinagrete dele era colocar um cubo de gelo no molho, vou testar esta dica na próxima vez em que fizer um molho e conto para vocês.
Rosbife Miró: Famoso filé mignon servido ao ponto acompanhado de mini cenouras, tomatinhos, batatinhas. É um clássico que não sai de moda. Se eu tivesse que preparar um jantar para um grupo com o qual eu não tivesse muita intimidade, eu apostaria no rosbife. Não tem como errar, ops... a não ser que você tenha um convidado vegetariano.

Sobremesa: Morangos à moda de Gauguin. O único item de execução foi a sopa de morangos como base para um sorvete de chocolates. Grau de dificuldade deste prato:  zero.

Jantar simples e bem-executado, novamente faço ressalvas quanto a redação das receitas. A equipe do programa está escorregando na revisão delas. Para àqueles que tem intimidade com a cozinha, fica muito mais fácil de entender, porém para àqueles marujos de primeira viagem, o modo de preparo tem que ser simplificado e direto. Deixar nas “entrelinhas” não é uma ideia feliz. O programa tem como objetivo executar receitas simples com um toque de “glamour”, por este motivo eu fico decepcionada como o detalhamento da receita, desde os passos iniciais que foram ignorados.

Ainda com estas ressalvas, o Ricardo continua morando no meu coração. Espero que ele vença o reality. Amanhã será o último jantar, acredito que eles divulgarão os resultados finais amanhã também.

E aí, você viu algum episódio? Curtiu as receitas? Conte-nos a sua opinião.

Jogo de Panelas V: 3º Dia – Fernanda – Jantar do Terror



Estamos indo para os anfitriões finais do Reality Jogo de Panelas. Na quarta-feira (30-janeiro) foi a vez da Fernanda fazer o seu jantar. O tema escolhido para o jantar foi Terror.

A casa dela estava decorada com aranhas, bruxas, abóboras. Parecia um ode ao Dia das Bruxas. No meu entendimento o tema é bem criativo e daria a possibilidade de um cardápio bem criativo. Então, vamos a ele, pois é ele que nos interessa.

Entrada: Sopa de Tomate Fria e Pão de queijo de massa de batata
Prato Principal: Camarão na Espuma de Coco
Sobremesa: Surpresa de Chocolate
 
Colocando o sal no cardápio alheio… Na minha opinião, até este momento, este cardápio foi o que menos me agradou. A sopa fria de tomate foi feita para imitar sangue, no entanto, ficou muito mais clara porque ela acrescentou creme de leite para suavizar o sabor forte do tomate. É uma receita que tem tudo com o gaspacho. Ela deu uma “inventada”, retirou o pepino e o pimentão, acrescentou hortelã e nozes picadas para dar uma crocância. Não sei se foi uma troca coerente. Por outro lado, o pão de queijo agradou a todos.

No prato principal ela cometeu um deslize. Ela escreveu ESPUMA, então todos acharam que teria aquela ESPUMA, feita com sifão na cozinha molecular. Tentou fazer algo parecido e não resultou. Se ela sabia que não conseguiria reproduzir fielmente o prato, ela deveria ter omitido ESPUMA do cardápio. O camarão foi servido na abóbora baby. Li a receita e para mim é uma receita com toda a “pinta” de camarão na moranga. Nada de diferente. Faltou uma decoração básica. Valia até salsinha para trazer um verde ao prato que estava “QUASE” monocromático.

Na sobremesa foi um creme básico de leite condensado, leite e creme de leite com uma ganache de chocolate recheado com morango. Não achei nada de supreendente. Na condução da receita ela queimou o chocolate no micro-ondas. DICA: Se você for derreter chocolate no micro-ondas, prepare para a potência de 70% e coloque um minuto. Vá parando o micro a cada um minuto, um minuto e meio no máximo e vá desfazendo o chocolate do centro para fora. Se você deixar cinco minutos direto, sem paradas, fatalmente você perderá o chocolate.
Vou pontuar alguns erros nas receitas porque acho imperdoáveis. Além do mais a produção do programa tinha o dever de revisar e escrever melhor porque uma receita bem-feita é do princípio uma receita bem escrita.
- Receita do pão de queijo: vai meio quilo de polvilho – que polvilho? Doce ou Azedo?
 No modo de fazer ela pede para acrescentar 120 gramas de queijo parmesão e o resto para decorar. Que resto (?) se nos ingredientes não era solicitado queijo parmesão? São 125 gramas? 150? Sem informação.

Surpresa de chocolate: Para mim, a surpresa foi o fato da receita estar mal redigida e explicada. Quanto vai de chocolate meio amargo (100 gramas, 200 gramas???), creme de leite fresco a mesma coisa. Qual é a quantidade sugerida de gengibre? Como é feita a farofa de amêndoas?
 No modo de fazer a receita também está muito ruim. Faça um creme básico. Hein? Básico com o que? Como?  Não curti mesmo e acho um desleixo da produção deixar passar assim para o site.

É difícil levantar uma torcida até este momento porque não vi a produção dos outros dois concorrentes. Apesar do Ricardo apresentar o prato na 5ª.feira, eu torço para ele. Até o momento ele me pareceu o mais lord, até mesmo para comentar que algo não estava como ele gostaria. Já me conquistou!
 
E você está acompanhando? O que você está achando?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Jogo de Panelas V: 2º Dia – Paulo –Uma noite em New Orleans – Food & Music



Estamos no segundo dia de competição no Jogo de panelas. Hoje mostrou o jantar do Paulo. O tema para o jantar foi New Orleans. Adorei a ideia. Pelo que foi editado, o Paulo curte música e ele ambientou a casa dignamente para New Orleans.

Não conheço New Orleans, pouco sei desta cidade que fica no estado da Louisiana nos Estados Unidos. Pelo que já vi em documentários e revistas é uma cidade que vive ao som da música, do jazz, terra de Louis Armstrong. A comida creole é uma mistura da comida francesa com africana, pois este estado foi fruto de brigas dos franceses (oui, monsier!) e ingleses, além de ter sido um estado que utilizou mão-de-obra escrava para trabalhar nos campos de algodão, eis aqui a justificativa da cozinha africana. Pimentão verde, cebola e salão, são amplamente utilizados na cozinha creole e são conhecidos como Santa Trindade.

A ambientação do Paulo foi evocada do Mardi Gras, que significa terça-feira gorda, uma comemoração ao estilo do nosso Carnaval, com direito a máscaras, confetes e balões. Achei muito criativo da parte dele chamar um grupo para tocar jazz e ele próprio também tocou um órgão, fazendo parte da comemoração.

Cardápio escolhido pelo Paulo:




Aperitivo: Mimosa que é um drink composto por uma parte de champagne ou outro vinho espumante e suco de laranja.
Entrada: Creme de abóbora à moda de Lucille (com gengibre guarnecido com queijo de cabra)
Prato Principal: Louisiana Jambalaya
Sobremesa: Takefive cheesecake
Minhas críticas: o Creme de abóbora é ultra fácil de fazer, não entendi como ele encaixa no tema da cozinha de New Orleans. Pelo que andei procurando na net, a cozinha cajun e creole está bem fundamentada no uso de frutos do mar, tanto que consultei alguns cardápios de restaurantes de New Orleans e vi a apresentação de bisques de camarão, gumbo que é um cozido americano ou uma sopa mais consistente. O cozido é preparado com vegetais, quiabo em particular, cebola, pimentões, tomates e alho. Peixe, caranguejo, ostras, carne de porco, carne de vaca e com salsichas apimentadas. O quiabo no prato age como espessante, eis que o nome do prato GUMBO, é a tradução de quiabo na África. Na minha opinião, ele poderia ter ousado na entrada.
Prato Principal: Louisiana Jambalaya: A Jambalaya é um prato inspirado na paella espanhola. É feita com arroz apimentado, frango e presunto. Gostei bastante da apresentação, principalmente porque eu vi que ele empanou alguns camarões, e sinceramente acho que esta mistura é super feliz porque deu uma "crocância" ao prato.

Sobremesa: É um cheesecake PONTO. Ele errou a mão, tanto que a base de biscoitos da sobremesa estava queimada. A calda estava com uma aparência MARAVILHOSA. Achei a apresentação do prato digna. Consultando a receita, percebi que ele pede um SOUR CREAM (creme azedo), mas não explica o que vem a ser isto. Nas minhas receitas uso creme de leite fresco com gotas de limão ou vinagre para azedar e deixo descansando por 15 minutinhos. Achei falho a falta de explicação no site.
Resumo da Ópera:  Gostei da Jambalaya, escorregou na sopa e na sobremesa. Em pontos ele ultrapassou a Ana Carolina até este momento, porque a última nota será divulgada na sexta-feira (01-fevereiro).

Recadinho para a Produção do “Namaria”: Pessoal, no site vocês explicam bem pincelado sobre a cozinha de New Orleans, por que não passar esta cultura para a tv? Foi super editado! Nota Zero. Aqui que valia um pouco de cultura, além do BBB!.
Fontes da pesquisa:
Internet:
http://www.tourlines.com.br/html/interna_cidade/tabela=cidade&id_cidade=177&id_pk=177&id_modulo=destino&mod_rel=cidade/interna_cidade.shtml
Wikipedia, apesar de não confiar 100%, algumas coisas eu li desta fonte de pesquisa.
http://www.neworleansonline.com/
Larousse Gastronomique
Cintra, Luiz
Um chef sem segredos
São Paulo, 2003

Jogo de Panelas V: 1º Dia - Ana Carolina com Uma Viagem à Espanha


Gostaria muito de ter acompanhado o desempenho no primeiro dia de Jogo de Panelas, mas não pude assistir ao programa. Consegui finalmente regularizar a minha carteira de habilitação que estava vencida há 2 meses (!) e perdi o programa. Talvez consiga assistir amanhã (29-janeiro) no reprise no Canal Viva. Os trechos que assisti estão disponíveis no site.

Antes de qualquer julgamento, eu me dei conta que esta é a QUINTA edição, ou seja,  nunca assisti às QUATRO outras edições. Pelo que consegui colher detalhes no site do Programa, são 5 concorrentes. Cada um desenvolverá um tema  para receber os demais candidatos. A primeira concorrente em receber os outros convivas foi a Ana Carolina. Ela é blogueira (o blog dela é http://www.dopaoaocaviar.com.br), confesso que não conhecia este blog. Indo além, este blog não me pegou pelo estômago.  Há blogs de cozinha muito mais bem elaborados.



O tema desenvolvido por ela foi audacioso. Espanha. Na minha opinão foi um projeto ambicioso porque os pratos escolhidos continham frutos do mar. Vamos combinar? Não são todos que gostam de frutos do mar. Saída? Preparar algo com carne vermelha ou branca e incluir no cardápio.

Cardápio:
Sangria
Entrada: Ovo surpresa  (ovos com bacalhau)
Prato Principal: Fideos negros (uma massa bem fininha feita com tinta de lula) e servida com camarões e maionese de alho.
Sobremesa: Creme Catalão
Aparentemente o cardápio não agradou a todos os convivas. Um não gosta de ovo, bacalhau, alho e por aí vai. Até aqui acho que é compreensível que os demais coloquem algum defeito, visto que vale um prêmio de R$10.000,00. Natural que você baixe a nota do seu rival para que ele fique com uma nota abaixo da sua.  Não sei se os participantes sabem qual foi a nota atribuída nos jantares. No reality estrangeiro eles só tinham conhecimento no final da competição.
Comentando só um pouco sobre o cardápio. Acho que ela acertou na sangria. A sangria é um aperitivo super refrescante. Reza a lenda que quanto mais ruim for o vinho utilizado na sangria, melhor é o resultado final. Em Portugal eles também serviam nos restaurantes. Em um restaurante que experimente e me agradou muito, a garçonete disse que eles colocavam um pouco de coca-cola para deixar a sangria melhor.
Ovo surpresa: Gostei bastante da apresentação, achei delicado servir com pão e tomate. Só ressalvando o fato de usar bacalhau. Foram duas proteínas em uma entrada. Eu teria pensado algo com salada, talvez um tapas com salada.
Fideos negros: O prato ficou muito bem apresentado. O prato não é difícil de executar. O ponto negativo aqui seja o preço da lula e do camarão como ingrediente principal.  Como eu gosto muito de alho, adorei a idéia de maionese de alho, espero que ela não tenha se sobreposto aos frutos do mar.

Creme catalão: o creme catalão tem a textura muito próxima ao creme de confeiteiro, porém mais espesso, pois utiliza proporções diferentes dos ingredientes, em contra-partida é saborizado com raspas de limão e canela, enquanto o creme de confeiteiro leva fava de baunilha. Tradicionalmente tem a cobertura caramelizada, como o crème brûlée (traduzindo em miúdos: creme queimado). O creme de confeiteiro é preparado na panela, enquanto o crème brûlée é assado lentamente em banho maria no forno. Na receita, ela deu uma incrementada adicionando brigadeiro de biscoito maizena, sorbet de limão e uma gelatina de laranja. Talvez ela tenha exagerado um pouco nas misturas, o que fez com que um dos participantes achasse a sobremesa muito doce.
Todas as receitas podem ser retiradas do site da Dona “Namaria”.
Amanhã volto com mais comentários! Caso você queira dar algum "pitaco", deixe seu comentário! ADORO!!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Novo Reality na Cozinha: Jogo de Panelas


Estava com a televisão ligada e ouvindo ao programa Mais Você na quinta-feira, 24-janeiro e ouvi a “Namaria” fazendo um “teaser” do novo quadro no Mais Você. Jogo de Panelas. Pelo que ouvi, é um quadro baseado/inspirado (?) em um programa que já assisti em uma emissora da tv a cabo. Neste quadro, são escolhidos alguns participantes, com ou sem habilidades de gastronomia para receber os outros concorrentes em suas casas. Cada dia ou semana, não sei como funciona a periodicidade, um concorrente escolhe um tema e desenvolve um cardápio para receber os demais concorrentes. Os juízes serão os convidados-concorrentes. São avaliados itens como receptividade, criatividade, cardápio, entretenimento. Pelo que me lembro, este era o mote do programa internacional. Acredito que no Mais Você, terá a mesma evolução. Ganhará aquele que tiver a maior avaliação de todos os outros “CUMpanheiros”.
 
Entenda a Dinâmica - Jogo de Panelas V (Foto: Mais Você / TV Globo)
A minha crítica. Não confio mais no Programa Mais Você e em nenhum reality ou  quadro desenvolvido por este programa. Deixei de acreditar no dia em que houve uma discussão no twitter entre a @bicmuller e o @do Louro José e esposa. Tudo começou porque o Papagaio queria ir a uma  final de jogo do Corinthians. A equipe do programa resolveu fazer uma enquete perguntando se a “Namaria” deveria liberar ou não o Louro para ir ao tal do jogo. A @bicmuller resolveu brincar com isto e pediu para o pessoal do twitter votar para que o Papagaio não fosse ao jogo. A treta ficou feia, até o momento em que a votação estava em favor do Louro, tudo lindo, maravilhoso. No entanto, a enquete virou contra o Louro e ele virou BICHO, literalmente. Rolou baixaria e troca de insultos no twitter, incluindo a esposa do bicho. Neste momento da “virada”, houve uma clara evidência que era uma pauta pronta. Explico melhor, no instante em que você tentava votar, tanto para o “SIM”quanto para o “NÃO”, havia o pedido para que você confirmasse / reescrevesse algo, um “captcha”. Captcha é um teste cognitivo, usado para diferenciar pessoas de computadores e evitar os “spams”. Continuando o causo, quando o jogo virou contra a ave, se você quisesse votar no “SIM”, o servidor da Rede Globo não pedia mais o “captcha” e se você quisesse votar no “NÃO”, o servidor caia e não aceitava o seu voto. As simple as that!. Pauta pronta, a Globo fez com que os estagiários e aprendizes votassem no “SIM” e pronto, jogo virado, o papagaio foi no raio do jogo do Corinthians. No twitter rolou baixaria, acusações, melindres e para a minha decepção, o Louro, uma figura emblemática e adorada pelas crianças apelou. Apelou para o “lado negro”. Perdeu a moral e os bons costumes. Com isto perdeu a credibilidade.

É por isto que eu não ponho fé no quadro. Na minha humilde opinião vai ganhar a mais bonitinha, ou então, aquele que é primo, conhecido do produtor. Não me engano mais com estas provas, elas dão clara evidência que é um jogo de cartas marcadas. Segunda-feira tentarei assistir e dar a opinião sobre o jogo. É claro que não terei a parte degustativa para falar, mas darei o meu pitaco.
 
E para finalizar, acabei de lembrar de um bordão de jogo de futebol, ligeiramente adaptado.
… Abrem-se as cortinas e começa o espectáculo da dona-de-casa brasileira…

Bem que na próxima vez, a Globo poderia me chamar para o futuro desafio e   mostrar que estou errada, né não?????
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...